26.4.09

Novas ações de mídias sociais: Orloff, Mapfre e Brastemp

Na semana passada começaram a rolar três promoções que são bons exemplos do novo formato de comunicação que utiliza as tais "mídias sociais". Agora não basta apenas fazer um hotsite; é preciso criar uma comunidade e espalhar a informação dentro das redes sociais:

1 - ORLOFF - Mitos e Verdades
A Orloff convidou o blog Cocadaboa para publicar 25 posts com histórias em que os leitores deverão decidir se são mitos ou verdades. A Orloff também irá publicar um jornalzinho impresso com as mesmas histórias.

A brincadeira é que qualquer outro blog poderá também publicar a sua história. Aquela que gerar mais dúvidas entre os leitores será selecionada para substituir uma das histórias do Cocadaboa que não enganou os leitores. Ou seja, os participantes ganharão o direito de ter seus posts publicados no jornalzinho.

Além disso, os visitantes do hotsite da promoção concorrem a sorteios "noites VIP" em bares de SP. Confira aqui o hotsite da promoção.

2 - MAPFRE - O maior barbeiro do Brasil
A Mapfre Seguros lançou a promoção "O maior barbeiro do Brasil". A proposta é estimular os usuários a enviarem vídeos, fotos ou textos contando as maiores "barbeiragens" no trânsito, e com isso, lembrar a importância do seguro de carro.

Os visitantes do hotsite podem votar nas "barbeiragens" e as 3 melhores serão premiadas. A promoção tem ainda sua presença marcada nas redes sociais Orkut, Facebook, MySpace, Twitter e Blip.fm.Clique aqui para ver o hotsite da promoção.

3 - BRASTEMP - Dê 1 minuto para sua mãe
No concurso da Brastemp, os usuários enviam fotos das suas respectivas mães para participarem de uma pré-seleção através de uma votação feitas pelos visitantes do hotsite.

As 3 mães pré-selecionadas pelos visitantes do site serão julgadas pela editora de moda (e também blogueira) Milena Gouvêa e por outros 3 blogueiros convidados (Gabi, Renata Ruiz e Guilherme Valadares). A mãe vencedora ganhará 15 looks da estilista Juliana Jabour.

O hotsite conta ainda com um blog que tem o papel da "mãe" como tema. O conteúdo do blog é produzidos pela Milena Gouvêa.

Aqui está o hotsite da promoção, e caso queira anotar, segue também o Twitter dos blogueiros: @milenags, @gabibianco, @renataruiz e @papodehomem.

MAIS SOBRE:
- Olho vivo para crises na Web 2.0


Marcadores: , ,

25.4.09

Afinal, qual é a grande novidade do Twitter?


"O que você está fazendo?" é apenas a isca para estimular a conversa entre os usuários no Twitter.

Contar o que você está fazendo, expor sua vida e criar estratégias para conquistar mais seguidores são atividades que vemos no dia-a-dia do Twitter, mas tudo isso acontece lá dentro unicamente por se tratar de uma rede nova, no auge da moda. Logo mais tudo isso passará.

O que vai sobrar? Um modelo de comunicação alternativo. E é exatamente disso que se trata o Twitter.

Deixe de lado a luta por novos seguidores e a ansiedade para publicar cada minuto da sua vida. Isso logo mais perderá a graça.

O Twitter está entre o e-mail, o instant messenger e as comunidades das redes sociais. Possui características de cada um desses modelos de comunicação mas no fundo, não é nenhum deles. É, na verdade, um novo modelo de comunicação vivo.

Outro dia ao demonstrar como funcionava a rede do Twitter para algumas pessoas, enviei para a rede um pedido para que alguém mandasse um "oi". Em menos de 30 segundos tive mais de 35 respostas para a minha solicitação. Respostas imediatas e espontâneas. Comunicação viva.

Numa outra ocasião comentei que precisava converter um determinado arquivo mas não tinha o programa adequado. Logo em seguida alguém apareceu oferecendo para fazer a conversão do arquivo.

Já organizei um evento inteiro com a participação dos usuários do Twitter. Desde o convite aos palestrantes até a divulgação e cobertura do evento.

Também já acompanhei diversos outros eventos através dos flashes encaminhados pelos usuários que estavam lá, participando presencialmente dos eventos.

Enfim, em breve o Twitter deverá fazer parte do nosso contidiano, assim como o e-mail e o instant messenger. E assim como o ICQ foi substituido pelo Messenger, quem sabe logo mais o Twitter dará espaço para algum sucessor.

De qualquer maneira, note que estamos descobrindo mais uma forma de interagir com a nossa sociedade. Você está acompanhando tudo isso?

Marcadores: , ,


 
Para receber esse blog por e-mail, envie uma mensagem info.ecode@messa.com.br e
escreva "incluir" no campo "assunto" da mensagem. Para cancelar, basta escrever a palavra "excluir".