28.12.08

Uma orquestra sinfônica do YouTube


Quer ver mais uma maneira de uso do YouTube para promover e divulgar seu produto/serviço? O próprio YouTube ensina.

Desta vez a proposta é montar uma orquestra inteira para uma apresentação especial em abril de 2009 no Carnegie Hall em Nova Iorque (EUA). A seleção dos músicos será feita a partir dos vídeos publicdos no YouTube.

No canal do "YouTube Symphony Orchestra" o candidato encontra a partitura da música (composta por Tan Dun) para ensaiar e gravar seu vídeo. A idéia é montar uma orquestra com pessoas de todo o mundo, selecionadas a partir destes vídeos.

Marcadores: ,

16.12.08

Concorra a um par de ingressos para a Campus Party 2009 e assista o painel sobre blogs!


Assim como aconteceu na edição anterior, a Telefônica - principal patrocinador da Campus Party - lançou um concurso para distribuir 100 pares de ingressos para a edição de 2009 que acontece na semana entre os dias 19 e 25 de janeiro.

Para concorrer basta completar a frase "Dê um jeito Speedy...". Aqui vai o link para participar: http://www.campus-party.com.br/speedy/

O Provedor Terra também está promovendo um concurso semelhante. Neste caso você deve responder a pargunta "Por que o Terra deve levar você ao Campus Party Brasil?". Clique aqui para participar.

Eu já fiz minha inscrição meses atrás para garantir a vaga. Devo passear pelo evento durante a semana.

Na quarta (21/jan) participo de um Painel sobre "Uso de blogs em sala de aula" às 16h35 na arena do CampusBlog. O painel será formado também por Bárbara Dieu (Beespace), Luiz Biajoni (Instituto Macuco), Claudir Segura (PUC-SP) O moderador será o Bob Wollheim (Sixpix Content). Deixo já meu convite. Se resolver participar do evento, não deixe de aparecer no painel!

Confira aqui a agenda completa dos eventos programados para a Campus Party 2009 que terá ainda a participação de Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web (WWW).


Marcadores: ,

Cachorro-peixe e vaca funkeira?

No final de semana assistia um programa na tv a cabo quando entrou o intervalo e na sequência aparecem o anúncio do cachorro-peixe da Volkswagen e as vacas funkeiras da Toddy. Desliguei a tv e fui navegar um pouco.

Depois do sucesso do gorila da Cadbury parece que foi liberada a temporada de comerciais nonsense. Alguns chegam a apelar para o insano ou o ridículo. Não quero com isso dizer que são anúncios ineficazes. O anúncio do cahorro-peixe da Volkswagen chegou a ser citado no site Adcritic como um dos 20 melhores. Os efeitos para criar o cachorro-peixe são realmente bons, mas não sei se merece tanto.

Essas diversas variações do nonsense fazem lembrar a época em que se achava que para fazer um comercial bom, bastava ter uma boa piada no roteiro. Mais tarde surgiu aquela impressão de que em casos como esse o consumidor conseguia lembrar da piada, mas não sabia dizer qual a marca/produto.

Prefiro sempre alertar que nenhuma piada, imagem irreal ou cena ridícula consegue sustentar um roteiro sem criatividade.




Marcadores:

11.12.08

Nokia estimula a produção de conteúdo para celulares


A Nokia é uma das poucas que já percebeu que não basta lançar um novo modelo de celular a cada 15 dias. Os consumidores agora dominam melhor o aparelho e buscam por conteúdo. Além de funções é preciso agora conteúdo atraente.

A marca já realizou diversas ações com foco em conteúdo. Há inclusive o blog "Nokia Sem Limites" que está no ar já faz algum tempo, com o propósito de divulgar aplicativos para seus aparelhos.

É neste blog que a Nokia lançou um concurso para premiar o melhor aplicativo desenvolvido para celulares. Os interessados podem acessar o blog e inscrever seu software até o dia 28 de fevereiro de 2009. O primeiro colocado ganha R$10.000.

Sem dúvida é uma estratégia muito interessante para estimular o desenvolvimento de conteúdo e assim criar um diferencial num mercado repleto de modelos de aparelhos de celular com funções muito similares.

Marcadores:

9.12.08

Um blog só para as startups brasileiras


Na noite de hoje aconteceu o evento de lançamento do blog Startupi. Não se trata de um blog pessoal. O mundo evoluiu. O paradigma é outro.

Startupi é um projeto que faz parte da holding Social Smart, controlada por investidores estrangeiros. A proposta é estimular as startups brasileiras e para isso criou-se o blog Startupi, um espaço próprio para promoção de novos negócios.

Para quem não conhece o termo, startup é o nome utilizado atualmente para identificar projetos de novos negócios que surgem em geral a partir do encontro entre investidores e um grupo de pessoas com boas idéias.

O Startupi será administrado pelo Gilberto Jr, já famoso na blogosfera e Alexandre Fugita outro velho conhecido da blogosfera e também amigo pessoal de longa data. Parabéns e boa sorte aos dois nesse novo projeto!

Deixo aqui o link: www.startupi.com.br (tem também o perfil no twitter: @startupi)

Marcadores:

Bem-vinda Geléia Digital

Nesta semana entrou em operação oficialmente a Geléia Digital. Pelo visto o ano de 2008 ficará marcado como um momento de renovação no campo da comunicação digital.

Dentre os acontecimento de 2008 podemos citar o lançamento da Pólvora! Comunicação logo no início do ano, a reestruturação da Riot, a incorporação da Tribal ao grupo Digitas e finalmente a chegada da Geléia Digital.

Vou aproveitar a oportunidade para desejar boa sorte e muito sucesso para todos que estão investindo na comunicação digital.



8.12.08

Blog, Literatura e Reality Show


A Livraria da Vila resolveu abusar de dois fenômenos da comunicação desta década: o blog e o reality show.

O projeto começou na última sexta-feira com a participação do escritor Thales Guaracy. A idéia é criar um livro lá no mezanino da Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim. Os visitantes da loja poderão interromper o autor e sugerir interferências na história.

O processo criativo no formato de "big brother" começa todos os dias às 11h e vai até as 19h30. O resultado final de cada dia pode ser conferido no blog "O Escritor na Livraria". Também os leitores do blog podem participar do projeto sugerindo novos caminhos para a narrativa.


 
Para receber esse blog por e-mail, envie uma mensagem info.ecode@messa.com.br e
escreva "incluir" no campo "assunto" da mensagem. Para cancelar, basta escrever a palavra "excluir".