27.11.07

Modelo de "Viral + YouTube" adaptado para TV

O Marketing Viral surgiu com base nos conceitos da propaganda boca-a-boca e do Buzzmarketing.

Inicialmente eram e-mails que convidavam a acessar algum site "interessante", e lá a marca era exposta. Em seguida passou-se a utilizar o YouTube, publicando produções que simulavam um "vídeo amador". Esse modelo já dá sinais de esgotamento, pois são poucos que continuam a repassar aos amigos os vídeos caseiros. Por conta disso hoje já temos ações de marketing viral mais complexas, que envolvem além do YouTube, outras ferramentas e serviços de redes sociais, como o Orkut, os Blogs e mais recentemente o Twitter.

Em busca de uma renovação criativa, o modelo de "vídeo caseiro" popularizado pelo YouTube foi parar na TV. Não há, neste caso, a característica do marketing viral de distribuição por e-mail, porém, o diferencial aparece pela linguagem amadora do vídeo, em contraste com os demais comerciais, que utilizam a linguagem tradicional do filme publicitário para televisão.

Um exemplo atualmente na mídia é da marca de produtos esportivos Fila. Quem criou a campanha foi a Santa Clara. Com produção da Lux Filmes, a campanha tem dois comerciais em que o personagem principal é um bebê que sai correndo em disparada. Veja abaixo os dois filmes que estão rodando na TV aberta e fechada.



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26.11.07

Café.com Blog: Publicidade

O Café com Blog é um projeto da Revista Bites em parceria com os blogs Tecnocracia e Ladybug Brazil.

É um projeto muito interessante que busca apresentar ao mundo dos negócios o atual estágio de profissionalização em que se encontra a blogosfera e quais benefícios um blog pode oferecer para determinada empresa.

A edição desta semana é focada no mercado publicitário. Profissionais de agências e autores de blogs (alguns sobre publicidade) participarão desse encontro que pretende refletir sobre as diferentes variáveis da relação entre blogs X propaganda. Após o evento deixo aqui um novo post comentando o que foi discutido no encontro.

Manoel Fernandes, Publisher da revista Bites é o organizador geral dos encontros e nesta terça deve receber os convidados para a discussão. Provavelmente o debate deve concentrar-se sobre os formatos diferenciados para utilização do blog como espaço de mídia publicitária

Veja mais sobre esse evento no blog oficial.

Alguns dos nomes confirmados para o encontro:

Agenor Castro - Yahoo!
Alceu Costa Júnior - GlobalCast
Alex Rocco - iG
Aloisio Sotero - Duffry
Caique Severo - iG
Carlo Dapuzzo - Monashees
Carlos Merigo - Blog Brainstorm #9
Carol Gleich - FábricaD
Conrado Navarro - Dinheirama
Cristian Galegos - Locaweb
Cynthia de Almeida - Editora Globo
Edney Souza - Interney.net
Edson Romão - Aprex
Eric Acher - Monashees Capital
Eric Messa - Faap
Fabiano Coura - Neogama/BBH
Fernanda Domingues - FSD
Fernando Sodré - Meira.com
Gabriel Marão - Perception
Gabriel Tonobohn - Blog Oito Passos
Guilherme Nascimento - Blog Papo de Homem
Gustavo Jreige - Blog Oito Olhos
Heloisa Lima - Leo Burnett
Jeff Paiva - AgênciaClick
Joyce Gomes - Forrester Research
Lucia Freitas - Blog Ladybug
Manoel Netto - Blog Tecnocracia
Marcelo Gomes - Meio & Mensagem
Marcos Aranha - OW4Y
Marcos Ferraz - Vex
Marili Ribeiro - Estado de São Paulo
Marina Moraes - Leo Burnett
Michel Lent - Agência 10
Patricia Albuquerque - Blog Ocio 2007
Rafael Barros - Blog ci9
Rafael Ziggy - Blog Sim, Viral
Rene de Paula - Microsoft
Ricardo Cardoso Santos - Ampla
Ricardo Cavallini - F/Nazca
Ricardo Franco - Forrester Research
Romero Rodrigues - Buscape
Taisa Dias - Blog Publicidade de Saia
Thiane Loureiro - Edelman
Vanda Scartezini - Polo Consultores
Wagner Fontoura - Blog Nossa Via
Wagner Tamanaha - Blog Colméia

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22.11.07

Viral da semana

Com a colaboração da Kátia Oliveira, segue abaixo o viral da semana. A imagem corre por e-mail e por enquanto, sem qualquer pretensão publicitária. Se alguém quiser arriscar, diga se é o caso de viral de algum produto? Quem sabe do Programa do Jô!

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9.11.07

O poder do consumidor 2: Ipod Touch e CSS

Este post traz um novo aspecto para o tema já discutido no post de setembro "Consumidor ganha poder através dos blogs e redes sociais".

Agora no final de Outubro a Apple lançou um novo filme publicitário do seu Ipod Touch que pode ser visto em seu site institucional. Duas curiosidades seguem esse comercial:

1 - O filme publicitário não foi criado por uma agência de publicidade, mas por Nick Haley, um estudante de 18 anos da Inglaterra (dica enviada pelo Brian Barbutti). Nicky produziu o filme em casa e publicou no YouTube. O sucesso chamou a atenção da Apple que resolveu assumir o filme como parte da sua campanha para o Ipod Touch. Assim, a agência de publicidade oficial da Apple, a TBWA/Chiat/Day entrou em contato com o estudante e o contratou para que desenvolvesse uma nova versão para a Apple. Atualmente é possível ver o vídeo tanto no site oficial da Apple como no YouTube, as duas versôes possuem pequenas variações, mas são, definitivamente, a mesma peça publicitária.

2 - Interessante observar também que a trilha sonora escolhida pelo estudante inglês foi a música "Music is my hot, hot sex" da banda "Cansei de Ser Sexy" de São Paulo. Atualmente a banda é um grande sucesso nas rádios de Londres. Mas antes deste sucesso a banda que tocava em bares de São Paulo chamou a atenção da gravadora Trama por conta do grande volume de acessos obtidos pelas músicas publicadas na Internet. Assim como casos mais famosos, por exemplo a cantora Lilly Allen, a página no MySpace da banda Cansei de Ser Sexy foi um fator crucial para o sucesso da banda.

Assim como o comercial da Apple que foi escolhido devido ao grande sucesso de visitações no YouTube, a banda Cansei de Ser Sexy ganhou o mercado fonográfico por conta do sucesso que fez entre os internautas.

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8.11.07

Rádio AniMIX e o StartupCamp Brazil

Rafael Koch Rossi é um aluno meu de 20 e poucos anos e apesar de não possuir qualquer ascendência oriental, desde a adolescência tomou gosto pelo mundo Anime.

Atualmente, nos horários livres entre a faculdade e o estágio ele administra uma rádio online especializada em músicas do cenário anime. As primeiras experiências com a rádio começaram em 2004, mas somente nos últimos meses ele montou uma estrutura mais organizada e desde então mantém cerca de 50.000 visitantes por mês.

A rádio AniMIX foi tema deste post pois é um exemplo de novos projetos que estão aparecendo na internet e podem se tornar potencias espaços para promoção de produtos, pois abrem um ótimo espaço de mídia segmentada.

O AniMIXainda possui um caráter experimental, quase caseiro, por enquanto não possui nenhuma espécie de espaço publicitário, porém, desde já pode ser um local atraente para diversos produtos e serviços que atuam com o mesmo público. E assim como o AniMIX, diversos outros novos projetos estão espalhados pela internet brasileira, em sua maioria, originadas do esforço de jovens empreendedores.

O grande problema é que em geral tanto as empresas quanto as agências de publicidade desconhecem esses novos espaços de mídia ou preferem não arriscar, mesmo considerando o baixo investimento.

Para discutir esta e outras questões acontece neste sábado (10/11) o StartupCamp Brazil, evento que deve reunir diversos jovens diretores de projetos para internet e também profissionais de instituições relacionadas à área de novos projetos. O objetivo é a troca de informações em busca de uma profissionalização destes empreendendores da web.

Para participar, basta acessar o site do evento e efetuar a sua inscrição (gratuita).

Veja a relação de alguns dos participantes, publicada no site:
Alexandre Cruz - Nuclear/ Ikwa
Alexandre Fugita - Techbits
Alexandre Inagaki - Meio Bit
Alexandre Menezes - Tuanger
Alexandre Porcelli - DevExp
Andre Avorio - BarCamp
Andre Passamani - Colmeia.tv
Andre Pinheiro - OMeuCardapio
Andrea Fornes - MSN
Ariel Alexandre Silva - Videolog
Carlo Dapuzzo - Monashees Capital
Carlos Eduardo Guillaume - Confrapar
Cazé Pecini - Espaço Gafanhoto
Dairton Bassi - Ikwa
Daniel Heise - DirectTalk
Diego Monteiro - Via6
Douglas Pombo - EdgeIT
Edney Souza - Interney
Edson Mackeenzy - Videolog
Edson Romao - Aprex
Fabio Cardoso - Descolando
Fabio Igel - Monashees Capital
Fabio Seixas - Camiseteria/ WeShow
Fernando Doege - LapFinder/ MeuPrimeiroMilhão
Gil Giardelli - Adrenax Capital
Gilson Schwartz - Cidade do Conhecimento USP
Guilherme Coelho - Aprex
Guilherme Passos - Semea
Gustavo Teixeira - vademetro.com.br
In Hsieh - Band.com.br
Jeff Paiva - Agência Click
Jose de Menezes Neto - Detetive.net
José Paulo Mott - DirectTalk
Juliano Prado - VcVai
Leonardo Dias - Monashees Capital
Lucia Freitas - Conectiva
Luciano Lapa - El Compadre
Luthiano Vasconcelos - Tuangr
Manoel Lemos - BlogBlogs
Manoel Neto - Technocracia
Marcelo Ballona - Band.com.br
Marcelo Quental - Descolando
Marco Gomes - boo-box
Marcos Kitano - VcVai
Marcos Tanaka - boo-box
Mario Nogueira - Projeto Querberos
Mateus Cozer - Cidade do Conhecimento USP
Maurício Maia - boo-box
Mauricio Schonenberger - Ikwa
Nando Vieira - Spesa
Oscar E. Nunes - CIETEC USP
Oscar Rodrigues Alves - Nuclear/ Ikwa
Pedro Ferraz - Band.com.br
Philip Chaves - Google
Renato Shirakashi - Via6
Renê Fraga - Google Discovery
Ricardo Castelo - MagicByte
Ricardo Chen - Compra Universitária
Ricardo Infantozzi - P3D
Rodolfo Sikora - iJigg
Romero Rodrigues - Buscapé
Tatiana Brisola - OMeuCardapio
Thiago Lobão - Buscapé
Thomas Pomerancblum - vademetro.com.br
Wagner Brenner - Update or Die


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5.11.07

KIBON: mais uma campanha que simula uma notícia, mas com ética!

Hoje entrou em atividade a promoção "Em busca do picolé núm. 1" da Kibon. Trata-se de uma campanha promocional do sorvete Chicabon em que o participante deve efetuar sua inscrição e seguir pistas indicadas no hotsite da campanha para encontrar a primeira embalagem do Chicabon que supostamente foi roubada das instalações da Kibon.

Como material de apoio e divulgação da promoção, foi criado na capa do jornal Destak desta segunda uma sobrecapa simulando a primeira página do jornal. A manchete falava sobre um assalto ocorrido nas instalações da Kibon.

Assim como o caso do Asteróide Pallas, em que a Citroën lançou um teaser noticiando a possível queda de um asteróide no planeta Terra, a campanha da Kibon também simula uma informação jornalística, tanto na linguagem do texto quanto graficamente.

Porém o caso da Citroën causou frustração e muita polêmica, os comentários de um post anterior mostram isso. Já a campanha da Kibon foi mais ética pois deixa evidências de tratar-se apenas de uma campanha publicitária:

1 - Toda a primeira página faz referência apenas a produtos da Kibon. A notícia não se mistura com outra notícias reais.

2 - A indicação "Informe Publicitário" aparece logo no cabeçalho da página. Porém ficou claro no caso da Citroën que esta indicação não é percebida por todos.

3 - A notícia apela para um problema social, a violência, abusa deste argumento e acaba por explorá-lo. A propaganda, por natureza, apoia-se em esteriótipos, mas por outro lado, a "notícia" da Kibon informa uma história fictícia que não compromete o leitor, ao contrário do caso da Citroën que envolvia todos os habitantes do planeta.

4 - Caso ainda não estivesse clara a brincadeira, ao virar a página o leitor encontrava no verso mais um anúncio da Kibon, desta vez, utilizando linguagem evidentemente publicitária, fazendo referência para o hotsite que explica a promoção. E ao lado seguia a primeira página original do jornal Destak.




OUTRO ASPECTO SOBRE O CASE:
Assim como comentei no post sobre o Prêmio Caboré, este case também é mais um bom exemplo de uma campanha integrada, ou seja, tanto os meios tradicionais como os meios digitais são utilizados na mesma medida, não há mais a caracterização dos veículos on-line como simples mídas de apoio.

Interessante observar que trata-se de uma promoção em que só é possível participar através da inscrição no hotsite, ou seja, assume que o público-alvo tem acesso à internet. Antigamente, um dos argumentos contra a utilização da internet como mídia publicitária era o baixo número de lares com acesso à internet. Hoje já é evidente que a população brasileira faz uso da internet por outros meios, além da conexão própria em sua casa (trabalho, lan houses, etc).

Além disso, procura inovar na utilização da mídia impressa, sem atraiçoar o leitor/consumidor. Enfim, a criatividade é colocada em prática, tanto na aplicação das mídias online quanto das offline.

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3.11.07

Prêmio Caboré fazendo história

O Prêmio Caboré 2007 é muito bem visto no mercado publicitário. Tanto é valorizado que no período de votação dos indicados é comum ver nas mídias do meio publicitário algumas ações de campanha para um ou outro indicado.

Alguns indicados chegam a investir mais pesado. Na revista Veja desta semana há um anúncio de página dupla para o Alexandre Gama (Neogama/BBH), indicado para o prêmio de Dirigente/Empresário do ano.

Mas o destaque deste ano, que já começa a fazer história não é Alexandre Gama, mas sem dúvida a AgênciaClick. É a primeira vez que uma agência digital é indicada para o prêmio de melhor Agência de Propaganda do ano. Nenhuma agência on-line, especializada em publicidade digital fora indicada para o prêmio de agência do ano até então. Deve-se considerar inclusive que são apenas 3 nomes indicados por categoria.

A indicação da AgênciaClick pelo Caboré já é um marco na publicidade brasileira. Estamos visivelmente acabando com os limites entre o on-line o off-line.

Se já não era mais possível rotular a internet como mídia alternativa ou midia de apoio, daqui pra frente não haverá mais a separação entre o on-line o off-line, as agências devem cada vez mais trabalhar com o digital assim como fazem com a mídia de massa (TV, jornal, revista, etc).

Deixo aqui os parabéns ao amigo Abel Reis, COO da AgênciaClick e a todos que conheci e hoje fazem parte da atual equipe da agência (Jeff Paiva, Marisa Toma e Raphael Vasconcellos).

UPDATE (06/11): E hoje o Jeff Paiva avisou que a AgênciaClick acabou de ganhar o prêmio Big Idea Chair Brasil da Yahoo! A Click concorreu com cases apresentados pela AlmapBBDO, TBWA, Lew'Lara e NBS. O case ganhador foi o lançamento do Fiat Punto. Aliás, a Fiat também concorre ao Caboré com o mesmo case. Veja também o post do Jeff sobre a conquista do Big Idea Chair Brasil.

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novo blog: Filhos no século XXI

Acaba de nascer mais um blog na família. Trata-se do blog Filhos no século XXI, editado por Carlos Messa, psicólogo e diretor da organização de interesse público - Ação Ciência e Saúde Social.

Eu incentivei a criação do blog pois achei que a proposta iria interessar: trazer para o blog alguma das idéias que são trabalhadas pelo Carlos Messa, em especial, os projetos relacionados à formação/educação dos filhos.

Pensar em criar uma criança no mundo de hoje é uma idéia tão assustadora que muitos acabam desistindo.

A educação oferecida tanto pela mãe quanto pelo pai é essencial para a formação da personalidade do seu filho. Se considerarmos o estilo de vida da grande metrópole, em que os pais passam cada vez menos tempo com seus filhos, como fica o caráter afetivo na personalidade dessa criança?

A idéia do blog é discutir esse estilo de vida contemporâneo e suas influências na formação das crianças.

Filhos no século XXI - http://www.psic.com.br/blog

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