28.8.07

Portal Gafanhoto: devastando culturas


Para quem ainda não conhece, a Casa Gafanhoto é um projeto do Cazé Peçanha (MTV). Um espaço em São Paulo que oferece cursos com temáticas como cinema, televisão, cultura digital, redes sociais, etc.

Agora Cazé vai ampliar o projeto e lançar um portal na internet. Rodolfo Sikora, responsável pelo desenvolvimento do portal, trabalha intensamente na conclusão da interface, que deve ficar pronta em meados de setembro.

A imagem ao lado mostra um print do lay-out proposto para o portal. Os usuários cadastrados poderão publicar conteúdos (artigos, músicas, vídeos, etc) e os melhores conteúdos serão publicados na página de entrada.

Uma das propostas mais interessantes é a de transformar em cursos e debates os temas que estiverem em "alta" dentro da comunidade do site. Sem dúvida um projeto que sabe aproveitar da internet para alavancar os serviços prestados pela empresa. Muito melhor que os sites estáticos de muitas escolas e empresas que oferecem cursos.

Além disso, é também um novo espaço para dar oportunidade aos criativos anônimos espalhados por aí, assim como fez a Trama Virtual com as bandas de música.

Assim que o site for lançado oficialmente, atualizarei esse post.


UPDATE: O site já está em pleno funcionamento no endereço www.gafanhoto.com.br


Marcadores:

DICA: File 2007 e MASP

Durante uma conversa com a Thiane Loureiro nesse final de semana, em que discutíamos sobre "o que fazer em SP quando se está de férias", lembrei de algumas visitas que ainda preciso fazer, mas que o dia-a-dia anda impedindo... queria estar de férias!

Pretendia deixar o post somente para as conclusões pós-visita, mas resolvi então já deixar ao menos a dica. São duas dicas na verdade:

1 - FILE 2007
Entre 13 de agosto e 09 de setembro acontece no Espaço Cultural do Sesi Paulista, em São Paulo, o FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica).

A exposição deste ano conta com trabalhos de cinema interativo, games e instalações de arte digital que são sempre excelentes experiências críticas sobre o meio digital.

2 - From Bauhaus to (Now!)
Parte da coleção da montadora de automóveis DaimlerChrysler está em exposição no MASP de 16 de agosto até 28 de outubro.

Sempre entorno da temática do automóvel, é uma boa oportunidade para ver obras de importantes artistas de diferentes movimentos, desde a Bauhaus (Josef Albers / Oskar Schlemmer), passando pelo Concretismo (Max Bill / Camille Graeser / François Morellet), Minimalismo (Robert Ryman / Daniel Buren) até a Pop-Art (Andy Warhol) e outros contemporâneos (Robert Longo / Sylvie Fleury).

Marcadores:

26.8.07

Blogs cresceram e agora são adultos e responsáveis

Hoje chegou ao fim a primeira edição do Blogcamp São Paulo, encontro que reune editores de blogs e acontece já em diferentes cidades no mundo, como já comentei em post anterior.

Diversos editores de blogs estão postando sobre o assunto nesse exato momento, por isso vou preferir não redundar o assunto. Deixo no final deste post links para os demais blogs que souberam traduzir bem o que ocorreu nos últimos dois dias.

Faço aqui apenas algumas observações relevantes ao campo de atuação do e-Code.

Antes de mais nada, é importante observar que os blogs deixaram de ser apenas diários virtuais elaborados por adolescentes. Os blogs cresceram e tornaram-se adultos responsáveis. Alguns, inclusive, famosos!

Obviamente, quem estiver interessado, achará centenas de diários virtuais por aí, mas também temos blogs criados por pessoas preocupadas em oferecer conteúdo de qualidade aos seus leitores. Seja qual for o tema, já que hoje os blogs não tratam exclusivamente de tecnologia, outro tabu do passado.

A grande maioria dos autores procura aproveitar da experiência de vida e profissional para produzir posts com alto teor reflexivo, o que atrai o interesse de uma grande volume de leitores. É o caso de alguns casos famosos como o Meio Bit e o Interney, que conseguem um número de leitores superior a muitos portais de conteúdo que vemos por aí.

Tanto é assim que o Blogcamp atraiu interesse da mídia impressa. Apesar da polêmica (ou talvez justamente por causa dela), estava presente, cobrindo o evento, o jornal Estadão, que pouco tempo atrás fez uma campanha insinuando que o conteúdo dos blogs não possuem qualidade. Logo após o primeiro dia do evento o Estadão on-line publicou um artigo sobre o evento e aproveitou para comentar sobre o debate que vai promover no próximo dia 29 sobre a polêmica gerada entorno da sua campanha publicitária.

Outra constatação interessante é que os profissionais de comunicação ganharam bastante espaço na blogosfera. E não se trata apenas da área de jornalismo. No Blogcamp estavam presentes diversos autores de blogs que atuam profissionalmente no campo da comunicação, Só da área de publicidade, MKT e RP, estavam presentes por exemplo o Jeff Paiva e a Marisa Toma (AgênciaClick), Carlos Merigo (Fischer), Thiane Loureiro (Edelman), entre diversos outros.

Independente da formação que possuam, os autores de blog ainda são aqueles que estão up-to-date com a tecnologia e costumam participar de diferentes comunidades virtuais. Durante todo o evento a rede social de microblog Twitter virou o meio virtual de comunicação oficial. Antes, durante e após o evento o Twitter era utilizado para informar os temas que ocorriam em cada sala, descobrir aonde estava um colega ou informar em que local iria acontecer o happy hour após o último painel.

Falando nisso, faz parte da tradição o happy hour após o evento. Desta vez ficou conhecido como Blogchopp e recebeu a adesão da grande maioria, que ainda assim, não largavam os celulares e smartphones, tilizados para mandar mensagens pelo Twitter para aqueles que estavam na outra ponta da mesa, ampliando o papo para além daqueles que estavam sentados próximos. Na foto, eu e Alexandre Fugita flagrados pelo celular com câmera fotográfica do Tiago Doria.

De qualquer maneira, tanto o Blogcamp como o Blogchopp atuam como momentos em que a rede social construida virtualmente torna-se realidade. Pessoas que começaram a trocar mensagens entre seus blogs ou em redes como twiiter, pownce, facebook, etc, ampliam seus vínculos e descobrem que fazem, efetivamente, parte de uma mesma comunidades, mesmo em alguns casos, vivendo em cidades diferentes.

Por fim, vai a parabenização ao Manoel Netto, Gabriel Tonobohn e à Lucia Freitas que mostraram grande empenho na organização do evento e que após a convivência nos últimos dias, tornaram-se amigos pessoais e não apenas "virtuais", assim como a Mirian Bottan, Thiago Mobilon, Ilo e a Graziele, Alexandre Inagaki, Pedro Markun, Renato Shirakashi, Rafael Nunes e os demais que já citei durante o post. Esqueci de alguém?

Vai aqui também uma parabenização ao Cazé Peçanha pelo excelente local (Casa Gafanhoto) cedido para o evento. Infelizmente o espaço foi invadido o que promoveu um movimento para recuperar os danos.

Em tempo, um dos últimos painéis do evento trouxe em primeira mão a cara do novo portal em desenvolvimento pelo Rodolfo Sikora para a Casa Gafanhoto. Trata-se de um site de relacionamento e agregador de notícias, que terá como objetivo abrir um novo espaço para a comunidade considerada "underground" pelos meios tradicionais de comunicação. O portal deve entrar no ar no próximo mês e logo mais será tema de um novo post, aguardem!

Mais sobre o Blogcamp SP:
- BlogCamp: cerveja, memes e controvérsias (Thiane Loureiro)
- BlogCamp no Twitter (Gabriel Tonobohn)
- Blogcamp, day 1 e Blogcamp, day 2 (Jeff Paiva)
- Primeiro dia de debates do BlogCamp (Lucia Freitas)
- Blogcamp - Início do domingo (Marcelo Antunes)
- Blogcamp, valeu a pena (Rafael Ziggy)
- BlogCamp – Eu Fui! (Ricardo Cabianca)
- Memórias & reflexões sobre o BlogCamp (Juliano Spyer)
- BlogCamp - um ótimo final de semana (Edney Souza)
- Novidades Pós-BlogCamp SP 2007 (Wagner Fontoura)
- BlogCamp: bateu felicidade (Lucia Freitas)
- Twitterizando no BlogCamp (Alexandre Fugita)
- BlogCamp Overview (Marisa Toma)
- BlogCamp 2007 (Carlos Merigo)
- Blogcamp (Luiz Pattoli)
- Blogcamp - Muito bom… Sucesso do evento e aprendizado… (Vitor Gonçalves)
- BlogCamp - 1st day (Roberta Zouain)
- BlogCamp Sampa - flash 4 (Nelson Corrêa)


crédito das fotos: Tiago Doria, Barbara Dieu e Marcelo Antunes


Marcadores: ,

21.8.07

Schmooze Awards

Aqui vai um modelo interessante de marketing viral que provavelmente alguma agência vai se apropriar em breve: trata-se do Schmooze Awards, um marketing viral para autores de blogs.

Muito simples: Mike e Danielle, responsáveis pelos blogs Ordinary folks e Pink Reviews respectivamente lançaram o selo "Schmooze Awards", para ser colado em seu blog caso ele seja indicado por outro que também recebeu o selo.

Schmooze significa uma conversal informal. A proposta é que cada indicação gere um novo post em outro blog, que irá gerar outros... assim adiante.

Ou seja, meu blog (e-Code) foi citado como uma das 5 indicações do blog Sim, viral do Rafael Ziggy (Florianópolis).

Com a indicação, espera-se que o autor do blog indicado faça um comentário em seu próprio blog e indique mais outros 5 blogs que ele considera interessante, sendo assim, aqui está meu post!

A campanha foi lançada em 02/07/2007 recebi a indicação em 18/08/2007. Não sei por onde já rodou, mas pelo visto chegou rápido nos blogs brasileiros. No Google encontrei já 1.140 referências para o termo "Schmooze Awards" (em 21/08/2007).

Aqui vai minha indicação dos 5 blogs:

- Techbits do velho amigo Alexandre Fugita
- Noema do amigo de pesquisa acadêmica e de mercado, Abel Reis
- Brainstorm #9 do colega de profissão Carlos Merigo
- Obvious do amigo da blogosfera Seven, de Portugal
- Sedentário e Hiperativo da minha mais recente following do Twitter, Bruna Calheiros.

Tem muito mais gente pra indicar, a blogosfera está crescendo e ganhando qualidade... mas enfim... vou seguir as regras! :-)



Marcadores: ,

TRIO - TV + Telefone + Internet da Telefônica


Num post publicado em fevereiro/07 comentei sobre a entrada da Telefônica no mercado de TV por assinatura.

Na época o produto estava disponível apenas para o interior de São Paulo. Desde a semana passada a Telefônica passou a oferecer o serviço também para a capital.

Para competir com a NET a Telefônica montou um modelo de negócios semelhante ao concorrente: criou o pacote TRIO que oferece a TV por assinatura + Speedy + Linha telefônica.

O pacote básico do TRIO custa 69,00, porém, assim como na NET esse valor é válido somente para or primeiros meses. Depois dos primeiros meses, com o fim da promoção, os valores de cada serviço sobem e o custo final pode dobrar.

O ESTADAO fez uma tabela comparativa entre os pacotes da NET e da Telefônica, clique aqui para ver a tabela (pdf).

Para conhecer detalhes dos serviços prestados pela Telefônica, clique aqui para acessar o site da empresa.

Um problema da TV por assinatura da Telefônica é que ele ainda não traz todos os canais abertos, apenas SBT, RedeTV!, Band, e MTV. Os demais canais abertos devem ser obtidos a partir da antena do televisor, um problema para pessoas que moram em locais com má recepção. A Telefônica não é a única. outro concorrente, a Sky, também não oferece alguns canais abertos em seu pacote.

Mas se o pacote de TV deixa um pouco a desejar, no caso da internet (Speedy) e da linha telefônica, pessoalmente acredito que os serviços sejam melhores do que o Virtua e o Net Fone da concorrência.

Caso alguém já esteja utilizando o serviço de TV por assinatura da Telefônica, deixe aqui seu comentário!

Marcadores:

A blogosfera e os quatro pilares de uma (des)conferência

No próximo fim de semana acontece o 1o Blogcamp SP. Já comentei sobre o evento num post anterior.

Nesta semana escrevi um artigo para o site JumpExec comentando o modelo de encontro espontâneo que ficou conhecido como desconferência.

Para quem tiver interesse, segue o link:
http://jumpexec.uol.com.br/index.php?sub=3&land=ler&idArtigo=1334

Marcadores: ,

17.8.07

Uma comunidade entorno de camisetas



Ano passado conheci o site da Camiseteria. A proposta era interessante: colocar à venda camisetas com estampas criadas pelos próprios internautas. O designer encaminha sua estampa e durante 10 dias os usuários do site indicam uma nota de 1 a 5 para a estampa.
Caso ela receba uma boa pontuação os responsáveis pela Camiseteria avaliam a viabilidade de produção e colocam à venda.

Nas últimas semanas conheci o Fabio Seixas através dessas diversas redes e blogs por onde costumamos andar no dia-a-dia. Descobri que a Camiseteria havia crescido bastante e que já havia uma grande comunidade que participava ativamente, enviando sugestões de estampas e participando das votações.

Resolvi entrar e enviar algumas sugestões minhas, nada especial, apenas idéias que passavam pela cabeça já há algum tempo. Também comprei uma camiseta, recebi agora pouco, excelente qualidade da malha e o cuidado com o envio, o saco que envolve a camiseta e as balas que acompanham o pacote.

A Camiseteria passa a ser então mais uma comunidade para participar e me faz pensar sobre todas as demais que acabamos entrando nos últimos tempos - orkut, facebook, twitter, jaiku, pownce, digg, rec6, etc... etc... etc...

É evidente a impossibilidade de participar ativamente de todas elas, mas interessante verificar que através delas temos acesso a informações difíceis de encontrar nos meios de comunicação tradicionais e inclusive conhecer pessoas e trocar conhecimento.

Marcadores: ,


 
Para receber esse blog por e-mail, envie uma mensagem info.ecode@messa.com.br e
escreva "incluir" no campo "assunto" da mensagem. Para cancelar, basta escrever a palavra "excluir".