16.4.07

Joost: primeiras impressões

O Joost é aquele programa anunciado para revolucionar a transmissão de TV pela web. Recebi hoje o convite para participar do programa BETA e deixo aqui minhas primeiras impressões.

Antes de mais nada, é preciso saber que o Joost possui um aplicativo próprio para assistir a programação. Assim, para participar da comunidade, a primeira tarefa é baixar o arquivo de instalação que possui cerca de 10,5 Mb.

É durante o processo de instalação que você cria um nome de usuário e senha para acessar a comunidade. Também é durante o processo de instalação que o software verifica se o seu computador possui a configuração mínima necessária para rodar o aplicativo. É necessário no mínimo 512 Mhz e 48Mb de vídeo. Também só é possível rodar a partir do Windows XP.

Concluida a instalação a programação começa a rodar automaticamente. No canto da esquerda o ícone MY CHANNELS dá acesso à lista de todos os canais disponíveis. Por enquanto não há nenhuma programação de peso, a não ser algumas programações oferecidas pela MTV. Esta semana a CBS anunciou que fornecerá conteúdo para o Joost. Pelo visto o conteúdo ainda deve melhorar muito daqui pra frente. Há inclusive rumores da possibilidade de conteúdos regionais, exclusivos para seus moradores. Ou seja, quem sabe em breve teremos conteúdos próprios para os brasileiros.

Ainda sobre a interface do Joost, no canto da direita aparece o ícone MY JOOST que traz diversas ferramentas, dentre elas uma janela de CHAT para interação com outros usuários e a ferramenta para votação dos melhores conteúdos da programação.

Ponto negativo: apesar dos rumores sobre a alta qualidade datransmissão em tela cheia, o Joost não passa de uma tela de baixa qualidade expandida, ou seja, ainda que melhor do que outros softwares, a qualidade da imagem não é das melhores.

Mas parece mesmo que o grande limitador do sucesso do Joost será a banda de tráfego de dados. Não é qualquer banda larga que aguenta o fluxo de dados do Joost. Mesmo com um pacote de 500Kb de transmissão de dados, tive problemas constantes para assistir a programação. As constantes pausas na transmissão tornam impraticável assistir qualquer programa.

Quem já possui o Joost funcionando em sua máquina, por favor, escreva um comentário dizendo qual a conexão de banda larga que utiliza e se consegue assistir a programação do Joost sem dificuldade.

Marcadores:

10.4.07

IM Bots

IM bots são aplicações executáveis a partir do seu programa de mensagem instantânea, ou seja, funcionam a partir do msn messenger, gtalk ou skype. Você adiciona um endereço de e-mail como novo contato, e interagindo com esse novo contato você pode aproveitar de recursos como agendamento de alertas, tarefas, publicação em blogs, notícias em RSS, etc.

Veja alguns:

Anothr - http://anothr.com - Disponível para Skype, Gtalk, Jabber e Messenger; com ele você passa a receber em seu comunicador instantâneo as notícias dos seus sites favoritos, basta informar o endereço do RSS de cada um.

IM ified - http://www.imified.com - Este im bot permite enviar publicações em serviços como Blogger, BaseCamp, MovableType, Google Calendar e Twitter. Além disso oferece serviço de agendamento de alertas, lista de tarefas, etc. Disponível para Messenger, Gtalk, Jabber e AIM.

Twitter - http://www.twitter.com - O site de relacionamento Twitter também possui seu próprio im bot que permite publicar posts a partir do Gtalk, Jabber ou AIM.

Marcadores: ,

Outra rede social de posts

A idéia agora é criar comunidades focadas em posts, algo como os scraps do Orkut.
Você pode publicar novas posts pelo site, celular ou pelo programa de mensagens instantâneas (messenger, gtalk, etc)

O primeiro que tive notícia foi o TWITTER (www.twitter.com), Já comentei sobre ele anteriormente. E agora acabei de conhecer o Jaiku (www.jaiku.com)

O Jaiku tem um design mais agradável, mas por enquanto aparenta possuir menos recursos do que o Twitter. Porém, essa simplicidade pode ser a peça chave para atrair usuários brasileiros.

Marcadores:

9.4.07

Publicidade na Internet: fase 2

Aos poucos percebemos que para uma empresa conseguir presença efetiva na internet não basta publicar um site com seu catálogo de produtos. Era o que acontecia até então, pois estávamos ainda mergulhados na linguagem do meio impresso.

Mais tarde surgiram alguns criadores com referências da linguagem audiovisual que montavam sites com filmes curtos dos produtos, mas ainda nada plenamente adaptado ao meio interativo.

Hoje já vivemos uma nova onda em que vemos surgir nomes como marketing viral, marketing de guerrilha, marketing digital... enfim, gente preocupada em descobrir como usar o meio interativo para divulgar empresas e seus produtos.

A Close-UP criou uma espécie de sitcom, filmado ao estilo "reality-show" sobre o cotidiano de um casal, Gabriel e Fran. Os episódio são mensais, intercalados por três inserções de 30 segundos durante cada mês.

A idéia é formar uma comunidade entorno da sitcom, por conta disso, no site da Close-UP (http://www.closeup.com.br/), além de assistir aos episódios, é possível interagir com os personagens, enviando mensagens. Todas as mensagens são públicas, ou seja, como visitante, você pode ler o que outros escreveram, bem como as respostas dos personagens Gabriel e Fran.

É provável que ações de marketing viral comecem a aparecer para atrair novos visitantes, bem como a inclusão de novos recursos de interatividade e, no entorno disso tudo, os produtos Close-UP serão apresentados, sem muito alarde. Assim começa a surgir uma linguagem própria da publicidade interativa, sem muito alarde.

5.4.07

O que o mundo está dizendo (em tempo real)

Como já foi comentado anteriormente, o Twitter Vision (http://twittervision.com) é um site que funciona com base no conteúdo gerado pela rede social Twitter (http://www.twitter.com).



É uma visão impressionante, assistir as frases que surgem de todos os pontos do globo terrestre. Pessoas, de todos os cantos, escrevendo sobre seus desejos, opiniões, sentimentos, ou simplesmente contando o que estão fazendo naqueles exato momento.

Nesta semana, David Troy, criador do site, colocou em atividade um novo recurso que permite encaminhar posts diretamente do site Twitter Vision, ou seja, não é mais necessário ir até o site oficial do Twitter para publicar seu post.

Adicionalmente, o site oferece mais dois serviços:

Já o Twitter Search (http://twittermap.com/search) permite uma busca sobre todos os posts enviados pelos usuários.

Já o Twitter Map (http://twittermap.com/maps) permite encontrar a localização exata de determinado usuário do serviço Twitter. Entre no site e experimente buscar por "ericmessa", você verá minha localização no mapa de São Paulo.

Marcadores:

about cinema: Tarantino´s Mind

O amigo e colaborador Artur Neto trouxe aqui a indicação de um excelente curta que rodou no Festival DO RIO 2006.

Dirigido pela 300ML e produzido pela Republika Filmes, Tarantino´s Mind apresenta um diálogo engraçadíssimo entre Selton Mello e Seu Jorge numa mesa de bar, em que Selton mostra sua tese sobre os filmes de Tarantino, provando que todos os filmes são interligados, tonando-se de fato um único grande épico.

O curta tem 15 minutos, assista abaixo:

OBS: O link para o YouTube foi retirado por solicitação da própria 300ML, obviamente, compreensível o argumento de direito do autor e etc... porém, uma pena, já que enfraquece a divulgação e popularização do trabalho.

1.4.07

Cura para a ansiedade humana

Havidol é um projeto artístico de Justine Cooper. A artista inventou um suposto remédio para tratamento do que ela chamou de Dysphoric Social Attention Consumption Deficit Anxiety Disorder (DSACDAD).
Em busca de uma discussão crítica sobre os "novos" remédios que surgem a cada dia para cura de "novas" doenças que também surgem a cada dia, a artista montou um HOTSITE para o HAVIDOL - www.havidol.com.

Hiperimagens de Yugo Nakamura

O site de Yugo Nakamuro traz algumas hiperimagens que procuram discutir a dinâmica existente entre a programação de elementos animados e a interação com o usuário.
É um bom exemplo sobre criação de hiperimagens para web.

São experiências com aspecto artístico mas que podem facilmente encontrar uma aplicação dentro de um site.



 
Para receber esse blog por e-mail, envie uma mensagem info.ecode@messa.com.br e
escreva "incluir" no campo "assunto" da mensagem. Para cancelar, basta escrever a palavra "excluir".