27.11.06

Streaming Podcast

Nos últimos dias realizei uma experiência de transmissão de áudio - como uma rá on-line - com a ajuda de do player Winamp e outros obtidos no www.shoutcast.com. Os visitante puderam ouvir a transmissão a partir do iTunes, Media Player, Winamp, entre outros.


------------------
Razões dessa experiência:

Parece que está nos planos da Apple incorporar recurso de telefone no iPod. Recursos como esse permitirão novas manias como por exemplo o podcast ao vivo, já que atualmente os podcasts são previamente gravados. Rádios on-line criadas pelo usuário não são necessariamente uma novidade, existem aplicativos como o ShoutCast que oferecem essa possibilidade.

Somado a esse ponto, a experiência vai também de encontro com a social networking LAST.FM (comunidade semelhante ao Orkut) que publica no "profile" de cada usuário as últimas músicas que ele ouviu em seu computador. Nessa minha experiência você poderá efetivamente acompanhar em tempo real a atividade do player do meu computador, o que coloca em discussão a questão da mudança da noção de privacidade, como já comentei em posts anteriores.

Obviamente realizarei essa transmissão apenas para efeito de experiência e encerrarei em breve, para não infringir as atuais leis de direitos autorais, mas que provavelmente precisarão de uma reforma como tudo indica.

13.11.06

Raymond Kurzweil - post #2

Raymond Kurzweil (tema do post anterior) é um daqueles que possuem uma visão otimista sobre o avanço da tecnologia.
Claro, não há como negar as facilidades que a tecnologia pode promover porém, mesmo para aquele que sobrevive da tecnologia, faz-se necessário um senso crítico sobre seu impacto e problemas que pode promover. Será que Ray possui senso crítico?
Para aqueles que não assistiram a palestra realizada na PUC/SP, segue abaixo links para a entrevista da revista Veja com Raymond Kurzweil e os artigos do LINK (OESP).

>> Seremos todos cyborgs
O cientista americano prevê que, no futuro, homens e máquinas sefundirão, expandindo nossa inteligência.
[ veja a entrevista completa ]

>> O profeta da era das máquinas espirituais
“Dentro de um quarto de século, a inteligência não-biológica vai igualar o alcance e a sutileza da inteligência humana”, afirma Ray Kurzweil. A previsão se baseia no aumento da força bruta dos computa ...
[ veja o artigo completo ]

>> Robô inteligente é resultado natural da evolução das espécies, diz Kurzweil
Se no futuro seres dotados de inteligência artificial olharem para o passado, é provável que equiparem Charles Darwin ao norte-americano Ray Kurzweil.
[ veja o artigo completo ]

10.11.06

Simpósio Fiat - Teleportec

Na última terça Ray Kurzweil (EUA), inventor de tecnologias como o sintetizador musical e o software de reconhecimento de texto (OCR), participou de uma palestra promovida pela PUC/SP e a Fiat. Kurzweil abordou temas relacionados à biotecnologia e nanotecnologia. Seu discurso otimista chegava a assustar. Também aproveitou para apresentar o sistema de teleconferência oferecido pela empresa Teportec - www.teleportec.com

Trata-se de um sistema de teleconferência com projeção em tamanho real de imagens semelhantes à holografia. Kurzweil fez sua apresentação a partir de Dallas (EUA), com transmissão para o auditório da PUC/SP. Atrás da projeção uma câmera permitia que o palestrante acompanhasse em seu monitor a reação da platéia.



Assim como qualquer sistema de comunicação que necessita de uma banda larga de comunicação, afinal são informações de áudio e vídeo viajando nas duas direções, algumas falhas de comunicação ocorreram no início da transmissão, mas rapidamente a comunicação era re-estabelecida.

O que impressionava era a excelente qualidade de áudio e vídeo. Já o sistema de projeção em tamanho real aparentava utilizar como referência os fundamentos da holografia em conjunto com o sistema de teleprompter, utilizado pelos apresentadores de TV para acompanhar o script da sua locução.

Pelo jeito estamos cada vez mais próximos dos projeções do R2D2 do filme Guerra nas Estrelas!

9.11.06

Integração total da Google

Após uma sucessão de lançamentos de diversas ferramentas, parece que a Google pretende agora começar um processo de integração entre dessas ferramentas. Assim como aconteceu com o Gmail que há algum tempo já possui um quadro que indica os usuários on-line do Gtalk e permite o chat dentro da tela de webmail do Gmail.


- O Blogger nesta semana passou a solicitar a unificação da conta de usuário do Blogger com um endereço de e-mail do Gmail.

- Desde ontem o perfil do Orkut também traz a indicação de quem está on-line no ORKUT. É possível realizar um chat e na tela do perfil, caso esteja ouvindo alguma música no seu computador, ela aparece indicada na página do seu perfil.

Pelo visto o Gmail continua sendo o serviço central, que pormove a integração das várias ferramentas.



 
Para receber esse blog por e-mail, envie uma mensagem info.ecode@messa.com.br e
escreva "incluir" no campo "assunto" da mensagem. Para cancelar, basta escrever a palavra "excluir".