28.7.09

Mashup: versão comentada do livro Onipresente

"Onipresente" é o novo livro de Ricardo Cavallini, mas isso você já sabe; inclusive já comentei num outro post.

Este post é para avisar que agora está disponível uma nova versão com a minha participação.

O autor convidou algumas pessoas para participar de um projeto de mashup: era permitido interferir, modificar e redistribuir o conteúdo do livro. Nada mais coerente, para um livro que discute os novos rumos da comunicação e apresenta as mudanças sofridas pela publicidade.

Tiago Dória participou do mashup. Fez um prefácio e a versão alterada está lá para download. Ao invés de incluir mais textos ou imagens, resolvi oferecer minhas próprias anotações.

Antigamente os livros eram mais caros do que atualmente. Por conta disso, era comum utilizar livros emprestados. Na universidade era comum pedir emprestado o livro do professor, pois além do texto, haveriam os grifos e anotações daquele professor.

Para fazer referência a essa época - e quem sabe inaugurar uma "edição vintage" - fiz a proposta de lançar uma "versão comentada"; em que foram aplicadas nas páginas do livro, meus grifos e anotações feitas durante a leitura.

A quem possa interessar, está lá no site, disponível para download gratuito. É só baixar e conferir (http://www.onipresentelivro.com.br/ericmessa).

Marcadores: , ,

11.11.08

Flashmob na Av. Paulista contra o projeto do Senador Azeredo [updated]


Hoje começaram a espalhar pelas redes a "convocação" para um flashmob na próxima sexta, dia 14/11/08 às 18h, na calçada central da Av. Paulista, 900.

O flashmob é um movimento espontâneo e instantâneo, divulgado geralmente pelas redes virtuais. Aqui no blog já comentei os flashmobs do Fashion Week e do Portal Limão.

Desta vez a proposta é gerar um movimento contra o projeto de lei proposto por Eduardo Azeredo. Apesar da boa intenção, por falta de foco na construção dos argumentos, o projeto acaba com a liberdade da rede, característica intrínseca deste meio. Veja aqui um post sobre a campanha contra esse projeto.

O convite para o flashmob desta sexta pede para que exatamente às 18h as pessoas permaneçam por 30 segundos na calçada central da Av. paulista, 900, segurando uma folha com a mensagem “Não ao PL Azeredo”.


[updated 15/10/08] Acima aparece uma das imagens registradas pela Lucia Freitas durante o flashmob, clique aqui para ver todas as fotos. Há também outras fotos espalhadas pelo Flickr e alguns videos no Youtube.



Marcadores: ,

8.11.08

Twitter vira palco para batalha da Vivo


Já comentei neste blog como os meios digitais colaboram para uma nova relação com o mercado. Quem sabe até mesmo o desenvolvimento de um novo modelo econômico.

O consumidor da era digital tem mais espaço para expressar-se, e assim influenciar futuros compradores.

Nos últimos anos o blog foi o formato que melhor colaborou para esse cenário. Muitos consumidores insatisfeitos reclamaram em seus blogs sobre a qualidade do produto ou serviço.

Mais recentemente começamos a assistir a reação das empresas. São diversas as estratégias criadas para atender o consumidor insatisfeito e evitar que a imagem da empresa seja denegrida.

Em agosto deste ano escrevi sobre o lançamento do blog da Claro, estrategicamente desenvolvido para criar uma relação mais próxima com seus consumidores que andavam insatisfeitos com o serviço. No Recife uma cliente chegou a montar o blog "Claro que não funciona".

Essa semana fato semelhante aconteceu no Twitter. Essa rede de microblogging parece cada vez mais representar um espelho da blogosfera. As relações que vemos ocorrer na blogosfera são potencializadas no Twitter.

Na última quinta-feira soube da criação do perfil @euodeioavivo dentro do Twitter. Assim como aconteceu na blogosfera, surge no Twitter um perfil orientado para atuar como um canal de comunicação, potencialmente capaz de influenciar a imagem de uma marca.

Atentos a esse movimento, no dia seguinte recebi também o comunicado de que meu perfil havia sido adicionado por outro usuário, o @vivoblog, que periodicamente lança as novidades do Blog da Vivo. Tudo pronto para a guerra começar!

Eu, vou apenas acompanhar por pura curiosidade, pois afinal, nem cliente da Vivo eu sou!

Marcadores: ,

2.10.08

Por que eu blogo? [updated]


O Fotosite lançou a proposta: “Por que você bloga?”. Resolvi participar e ampliar o debate.

Meu blog começou como um espaço para registrar os avanços tecnológicos no campo da comunicação. Isso foi em 2001.

Depois de alguns anos resolvi ampliar a proposta e utilizá-lo como um local para a prática da colaboração e compartilhamento dos estudos e novidades de tudo que faz parte da relação entre comunicação e tecnologia.

Um blog público pois assim é possível compartilhar as idéias e opiniões expressas também pelos leitores.

O processo colaborativo pode acontecer desde a escolha dos temas para os posts até nas discussões geradas por ele. Algumas vezes ele ultrapassa os limites deste blog, continuando em outros blogs, no twitter, etc.

Colaboração e compartilhamento são práticas um tanto incompatíveis com o paradigma do mercado, mas hoje vejo mudanças, principalmente dentro das agências de publicidade. E somente a vivência desse novo paradigma permitirá uma real observação das suas vantagens e desvantagem. Confesso, eu quero experimentar!

Retomando a proposta do Fotosite, queria ampliá-la e propor aqui uma espécie de meme. Aqui vai a proposta:

Escreva você também seu post “Por que você bloga?” e indique também outros três blogs que fizeram o mesmo, ou então, se preferir, no final do seu post faça um convite para três blogs que você conhece e indique os respectivos links dos blogs.

Além disso, se quiser participar do concurso, mande seu link para o e-mail fotosite@fotosite.com.br.

Eu selecionei três blogs para convidar a dar continuidade ao meme. Assim, meu convite vai para o blog "Olha a cândida, freguesia" e o "Rei do Mato". São dois blogs que acabaram de nascer e vale a pena ouvir quais foram as razões que incentivaram a sua criação e escolha temática. Meu terceiro convite vai para o blog do Fabiano Coura que conheci também recentemente e tem um conteúdo muito bom em seu blog.

Por fim deixo o link do Leorama e da Liliane Ferrari, que também toparam participar da brincadeira e contaram a história dos seus respectivos blogs.

[updated 13/10/2008] Olhá só! E não é que esse meu post foi um dos 3 selecionados pela Fotosite! Aqui vai o link da página que anuncia os selecionados. Fico agora regulando a ansiedade enquanto aguardo chegar em casa minhas edições da "Clix" e "O Melhor da Fotografia".



Crédito da foto: Lisa B.



Marcadores: , ,

7.9.08

(des)conferência na 31ª Semana da Comunicação da FAAP


Em primeira mão: foi publicada a programação de palestras da 31ª Semana da Comunicação da FAAP. Será uma semana inteira de apresentações durante o período da manhã e noite. Outros eventos e oficinas acontecem durante as tardes. A 31ª Semana da Comunicação da FAAP acontece entre os dias 15 e 19 de setembro.

Dentre os eventos e profissionais que estarão presentes, temos: Ken Fujioka - JWT Brasil, Alexandre Scaff - Leo Burnett, Ornella Muti - Atriz, Luiz Lara - Lew’Lara\TBWA, Marcelo Tas e turma do CQC, Fabiano Coura - Neogama/BBH, Abel Reis - AgênciaClick, Otavio Frias Filho - Folha de S. Paulo, Marcelo Epstejn - UOL, Ciclo de Cinema Italiano e realização, ao vivo, do Programa “Sala dos Professores” da Rádio Eldorado. Para conferir a programação completa, acesse http://facom.faap.br/31semana

1ª (des)conferência de Mídias Digitais
Pela primeira vez, acontece na Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP uma (des)conferência de Mídias Digitais em que se pretende promover um debate horizontal, sem palestrante definido. Nesta edição foram convidados alguns importantes nomes da rede social brasileira para trocar idéias com os alunos.

O evento acontece na sexta, dia 19/09, das 14h30 até as 17h30. Alunos da FAAP devem fazer inscrição para participar. Dentre os convidados especiais, estão:

- Jeff Paiva - AgênciaClick
blog http://www.jeffpaiva.com/blog
- Thiane Loureiro - Edelman
blog www.expressaodeideias.com.br
- Alexandre Fugita - Polvora! Comunicação
blog http://techbits.com.br/
- Guilherme Valadares - CUBOCC
blog http://www.papodehomem.com.br
- Wagner Tamanaha - Espalhe
blog http://br.tecnologia.yahoo.com/blogs/tamanaha
- Wagner Fontoura - Riot e Coworkers Mídias Sociais
http://www.coworkers.com.br/
- Luciana Soldi - Realmedia Latin America
blog http://movimentonatura.wordpress.com
- Bruna Calheiros - Bullet
blog: http://www.smellycat.com.br
- Lucia Freitas - Conectiva
blog: http://www.ladybugbrazil.com
- Marina Santa Helena - Dudinka
blog: http://chiqueirochique.com
- Ian Black - LiveAD
blog: http://www.interney.net/blogs/enloucrescendo
- Rafael Ziggy - Talk Interactive
blog: http://simviral.com


Todos os eventos que acontecem na 31ª Semana da Comunicação são reservados somente aos alunos e convidados. Durante o decorrer do evento publicarei flashes no Twitter usando a tag #31semana. Se preferir, você pode seguir meu profile no Twitter.

Você tem blog? Quer participar da (des)conferência?
Se você ficou interessado em participar da (des)conferência de Mídias Digitais, escreva um post em seu blog falando do evento e deixe aqui um comentário com seu e-mail e link para o seu post. Aqueles que colaborarem na divulgação do evento incluirei na lista de convidados. OBS: mas as vagas são limitadas!


Quem colaborou:
- (des)Conferência na FAAP
- 1ª (des)conferência de Mídias Digitais
- 31ª Semana da Comunicação da FAAP promove (des)Conferência
- Semana de Comunicação na FAAP tem desconferência
- Semana da Comunicação FAAP
- 1ª (des)conferência de Mídias Digitais
- 31ª Semana da Comunicação


Marcadores: , , , , ,

16.3.08

Ação de ONG pinta faixa para bicicletas nas ruas de SP

Você provavelmente já notou nas principais vias de SP um pictograma na pista da direita indicando tratar-se de uma via para cliclistas, certo?

O interessante é que essa marca não é oficial, porém depois que elas apareceram tem muita gente respeitando (finalmente) os ciclistas urbanos.

Ao que tudo indica, essa é uma ação realizada pela ONG Bicicletada que atua no Brasil e em Portugal e tem como objetivo incentivar o transporte ecológico e sustentável.

Mensalmente a Bicicletada promove em várias cidades do Brasil uma mobilização inspirada no "Critical Mass", evento realizado em diversas metrópoles do mundo que reune em toda última sexta-feita do mês, ciclistas, patinadores, etc.

Em São Paulo a Bicicletada realiza o evento também todas as últimas sexta-feira de cada mês, na Praça do Ciclista (Av. Paulista, 2440 - veja o mapa), sempre a partir das 18h30, momento em que o trajeto do passeio é definido; e a saída acontece às 20h.

Marcadores:

10.10.07

Radiohead lança novo álbum na internet

Como você já deve saber, é hoje a data de lançamento do novo álbum "In Rainbowns" do Radiohead.

Agora pela manhã o site do novo álbum estava bem lento e perto do meio-dia já era inacessível. Ou seja, sintoma da grande visitação que o site terá hoje e nos próximos dias.

Todos querendo baixar o novo álbum e, conforme prometido pela banda, pagar o quanto bem entender por isso.

No site, a página de "cesta de compras" apresenta o campo de preço em branco. É você quem indica um valor, em libras. Ao clicar o ícone de interrogação, ao lado do campo de preço, aparece a mensagem "It's up to you".

Se desejar, pode efetuar a pré-compra do "diskbox" que custa $40 Libras e vem acompanhado de um segundo cd e dois discos de vinal, porém será lançado apenas em 3 de dezembro.

Com isso a banda chama atenção para a discussão sobre a necessidade de um novo modelo de negócios para o mercado fonográfico. De fato, não é a primeira banda a colocar seu álbum inteiro para download na internet, sem custo determinado. Mas sem dúvida é uma estratégia que ainda gera muita mídia espontânea, principalmente para bandas famosas como a Radiohead.

Diversos blogs sobre música tocaram no assunto, em especial, a Remixtures que traz uma boa análise sobre o caso, principalmente sob o campo da comunicação, como é o nosso caso. Fica aqui a dica, leia o blog!

ah! E se você estava a procura de uma opinião, a resposta é sim, pode baixar, o álbum é bom. Um tanto minimalista, um pouco diferente do som anterior, mas ainda é Radiohead.

ATUALIZADO: O IDG Now! informou que após os dois primeiros dias, o álbum foi baixado mais de 1,2 milhão de vezes.

Marcadores: ,


 
Para receber esse blog por e-mail, envie uma mensagem info.ecode@messa.com.br e
escreva "incluir" no campo "assunto" da mensagem. Para cancelar, basta escrever a palavra "excluir".