27.1.10

LaDeCasa: um novo blog, um novo coletivo


LaDeCasa é um coletivo que produz um blog. Acabou de nascer no endereço http://ladecasa.wordpress.com.

O coletivo é formado por amigos que se conheceram na Faculdade de Comunicação e ainda durante o curso, resolveram que não queriam mais apenas ouvir. Queriam falar. Participar.

Não é o primeiro blog deles, assim como esse não é o primeiro blog que nasce de uma história semelhante.

Mas assim como todos os outros blogs, ele tem a sua particularidade. Leia os posts e você descobrirá o tom descontraído com que esse coletivo leva a vida; e escreve seus artigos.

Outra particularidade deste coletivo é que todos foram meus alunos. Por conta disso, sei que para eles, não basta ouvir. Eles querem colaborar. Que bom. Sucesso!

LaDeCasa: http://ladecasa.wordpress.com

Marcadores:

29.10.09

Sorteio do livro "YouTube e a Revolução Digital" [updated]

Aqui vai um presente para os leitores do blog e-Code! No dia 08/11 (domingo), farei o sorteio do livro "YouTube e a Revolução Digital".

Trata-se de um livro recém lançado, que procura identificar como o Youtube foi responsável por mudanças em nossa sociedade. Comenta sua relação com a cultura popular e a concorrência com a mídia de massa.

É uma boa referência para todos aqueles que procuram compreender os novos modelos de comunicação. Clique aqui para ver mais informações sobre o livro.

Um dos autores, Joshua Green, é coordenador de pesquisas do Convergence Culture Consortium no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets). Ele esteve na semana passada no Brasil para um evento que participei; por conta disso, consegui um exemplar que reservei para presentear um leitor do e-Code!

Quero aproveitar para realizar uma experiência e propor uma ação colaborativa para espalhar a informação desta promoção e consequentemente, divulgar o blog.

Sendo assim, para participar do sorteio, publique em seu perfil no Twitter a frase abaixo:

----------------------
O blog e-Code do @ericmessa vai sortear o livro ´YouTube e a Revolução Digital´ - http://migre.me/ahZW
----------------------

É importante que o link seja publicado da forma como indicado acima. É ele que vai garantir a sua inscrição no sorteio. Alguns minutos após a publicação do tweet, o seu nome já estará registrado na relação do Migre.me. Clique aqui para conferir.

O sorteio:
Para realização do sorteio no dia 08/11 (domingo), utilizarei um serviço que foi inaugurado hoje! É o Sorteie.me, serviço desenvolvido pelos responsáveis do Migre.me. Este serviço seleciona aleatoriamente, um dos usuários que publicaram o link no Twitter.

É preciso adicionar-me no Twitter?
Não. Muitas promoções semelhantes a essa pedem para que você passe a seguir um determinado usuário do Twitter. No meu caso, peço apenas que colabore na divulgação do blog. Prefiro que sigam meu perfil no Twitter apenas aqueles que realmente se interessam pela minha área de atuação, e gostam do que publico ali. Assim posso garantir um alto índice de relevância na minha lista de seguidores. Afinal, o meio digital não é um meio de massa!


[updated 08/11/2009] Resultado do sorteio:
Exatamente às 17h53, realizei o sorteio do livro através do serviço Sorteie.me. Clique aqui para ver a página oficial com o resultado do sorteio.

Quem ganhou foi a Rina Noronha (@rinapri), de Vitória/ES. Parabéns! O livro seguirá pelo correio.

Marcadores:

26.5.09

O blogueiro é um conteudista?


O Rafael Ziggy lançou na semana passada a nova versão do blog Sim,Viral. O que mais chamou minha atenção e estimulou esse post não foi o novo lay-out ou a parceria com a Midia Effects, mas a sua nova proposta de conteúdo.

Eu particularmente, sempre fui contra o que Ziggy chamou de "corrida não-declarada pela republicação de conteúdo". O próprio modelo do blog estimula a busca pela "novidade", mas nem por isso ele precisa ser a fonte dos furos de reportagem.

Claro, reconheço o valor dos blogs que vivem da proposta de noticiar tudo em primeira mão; mas não acredito que essa deva ser o a referência.

Nunca concordei com a velha comparação entre o jornal e o blog. O blog não pode contar com uma equipe inteira de repórteres e nem deveria entrar nessa briga. O blogueiro não deveria apenas "descrever os fatos", como faz o jornalista. Ele deveria libertar-se desse comprometimento do jornalista e assumir os riscos.

Outro dia numa conversa com Alexandre Fugita (Startupi) e Tato Tarcan (weRgeeks) reafirmei: o blogueiro não deveria ser comparado com um jornalista, mas talvez com um colunista.

Blogueiros dariam ótimos colunistas (jornais, fiquem de olho!). Aliás, muitos colunistas são hoje também blogueiros. Os grandes jornais inclusive já notaram isso e passaram a exigir dos seus colunistas que também escrevam no blog do jornal.

Um blog deve abordar os temas que são novidade nos seus respectivos segmentos, mas mais do que trazer a informação em primeira mão, ele deveria trazer um conteúdo mais completo e elaborado. Pode não ser o primeiro a noticiar, mas o post deve ser, sem dúvida, mais elaborado.

Blogueiros deveriam ser conteudistas. Especialistas em analisar e refletir sobre determinado assunto. O post não deveria apenas "descrever o fato", mas apresentar argumentos, opinião.

Fico feliz por essa nova postura adotada pelo SimViral. Espero que outros acompanhem essa tendência.

Marcadores:

19.5.09

Shopping Cidade Jardim também aproveita o hype dos blogs e das mídias sociais


Depois de completar um ano, o Shopping Cidade Jardim de São Paulo lança uma nova campanha de comunicação.

A famosa atriz Sarah Jessica Parker do seriado Sex and the City que foi garota-propaganda da campanha de lançamento desta vez dá lugar para o blogueiro Scott Schuman do famoso blog The Sartorialist.

Aproveitando o auge dos blogs e das mídias sociais, o shopping convidou Scott Schuman para passar as próximas quarta e quinta-feira fotografando os clientes do shopping.

Scott ficou conhecido por conta do seu blog focado na área de moda que traz fotos de pessoas comuns (com estilo fashion) caminhando pelas ruas de diversas cidades do mundo.

O blogueiro estará fotografando pelos corredores do Shopping Cidade Jardim entre os dias 20 e 21 de Maio, das 10h às 17h.

Crédito da imagem: http://thesartorialist.blogspot.com

MAIS SOBRE:
- Scott Schuman vem pro Brasil (Lilian Pacce)
- Scott Schuman em SP (RG Vogue)
- Me, myself and Scott (Sonia Racy)
- The Sartorialist à Paulistana (EntreAspas)
- Scott Schuman fotografa no Shopping Cidade Jardim (Cristiana Arcangeli)


[updated 03/06/09] A ação realizada com o blogueiro e fotógrafo Scott Schuman virou material para a nova campanha publicitária do Shopping. Abaixo uma das peças que começou a rodar em revistas e jornais de São Paulo.

Marcadores: , ,

26.1.09

#cparty: tecnologias de relacionamento


Entre as décadas de 80 e 90 um discurso muito comum falava sobre o estímulo ao individualismo promovido pela tecnologia computacional e o vídeo-game.

Atualmente já não utilizamos a expressão "tecnologia computacional". Até o termo vídeo-game é pouco utilizado pelos jovens gamers. Não é necessário ser nenhum teórico para saber que hoje a discussão foi ampliada. A noção mais difundida agora é a de que a sociedade por si só tem tendência ao individualismo e portanto, a tecnologia é mero reflexo.

Por outro lado, há ainda o instinto pela interação social. Somos animais sociais. E mais uma vez, a tecnologia reflete esse instinto. Se a tecnologia computacional da década de 80 isolava o homem, agora a era das redes sociais o coloca em um estado de super-exposição.

É preciso muita responsabilidade para lidar nesse ambiente. A semana da Campus Party 2009 foi um ótimo exemplo. Tudo o que era publicado (posts, fotos, vídeos, etc) sob a tag #cparty, foi divulgado no canal de LiveStream criado para o evento.

As opiniões dos espectadores sobre cada uma das palestras eram publicadas no Twitter e projetadas no painel logo atrás dos próprios palestrantes, tudo em tempo real! Centenas de fotos foram publicadas em portais como o Flickr. Eu provavelmente apareço em várias fotos que foram publicadas sem eu mesmo ter conhecimento!

Por outro lado, nunca participei de um evento em que a interação social fosse tão grande. Já participei de vários congressos. Em todos eu costumava rodar pelo evento sozinho, conhecia apenas alguns expositores, nada além disso.

Já na Campus Party, quem participou tenho certeza que teve uma experiência diferente. Impossível ficar só. O hype das redes sociais, o Twitter, era a ferramenta oficial de comunicação. Uma das frases que aparecia com frequência era: - Em qual bancada você está sentado?

Num dos dias fiz até uma pequena experiência; lancei no Twitter: "vou almoçar, alguém afim de comer também?". Em seguida recebi a resposta do Thiago Mobilon (@mobilon) que estava sentado logo atrás de mim. Porém se eu não tivesse comentado nada no Twitter, provavelmente teria almoçado sozinho. E enquanto estávamos lá, mais e mais pessoas apareceram para compartilhar a mesa do almoço.

E sem dúvida não fui o único. Imagino que muitas outras pessoas que participaram da Campus Party de 2009 tenham histórias semelhantes.

Marcadores: , ,

Post Impresso: quem quer comprar essa idéia?

Você já deve conhecer o Y! Posts, canal do portal Yahoo que agrega o conteúdo dos melhores blogs brasileiros.

A ideia é muito boa. Um único endereço em que é possível encontrar uma seleção dos melhores posts do dia. Afinal, nem todo mundo sabe garimpar bem a internet para encontrar os melhores blogs e passar a acompanhá-los.

E lá fora já estão a um passo adiante. O Meio & Mensagem informou que nesta semana deve sair em Chicago e San Francisco (EUA) a primeira edição do "Printed Blog", jornal impresso que assim como o Y! Posts, promete trazer semanalmente uma versão impressa dos melhores posts da semana.

Quem quiser pode clicar aqui e cadastrar-se no portal do Printed Blogs para acompanhá-lo. Já eu queria mesmo era ver alguém lançar logo mais uma versão brasileira. Quem sabe o próprio Y! Posts não lança a sua versão impressa?

Marcadores: ,

13.1.09

[updated] Campus Party 2009: painel sobre uso dos blogs em sala de aula


Esse post é o meu convite a você para o painel no qual participarei nesta edição da Campus Party 2009.

Minha relação com os blogs começou em 2001 quando por curiosidade resolvi conhecer o formato. Em 2003 passei a dar uma disciplina sobre o uso dos blogs na educação dentro de um curso de pós-graduação exclusivo para professores.

Logo depois montei um workshop com tema semelhante para outro grupo de docentes. Dessa vez era um curso à distância realizado pela Escola do Futuro (USP).

E mais recentemente, no último ano que passou (2008) comecei a utilizar o blog como ferramente de ensino junto com meus alunos da graduação em Publicidade e Propaganda.

Também em 2008 realizei a I (des)conferência de Mídias Digitais.

É a partir destas experiências que pretendo participar do debate na Campus Party.

O painel está programado para o dia 21/01 (quarta), às 16h35 na Arena de Blogs. Na mesa estarão comigo Bárbara Dieu (Beespace), Luiz Biajoni (Instituto Macuco) e Claudir Segura (PUC-SP) O moderador será o Bob Wollheim (Sixpix Content).

Não pretendo levar nenhuma apresentação. A idéia é estimular o debate e a participação da platéia. Vou basear-me apenas em minhas experiências particulares e partir para o bate-papo!

Gostaria muito de vê-los por lá. Para quem precisa de mais informações sobre a Campus Party, confira aqui. É preciso inscrever-se para ter acesso livre a qualquer um dos eventos programados.

Durante toda a semana acontecerão muitas palestras, debates e oficinas. Tim Berners-Lee, criador da web, fará sua palestra na terça (20/01) às 13h.


[UPDATED 22/01/09] Ontem aconteceu o painel e foi ótimo participar do debate. Como acontece em todo painel, as questões lançadas sempre superam o tempo disponível. Espero que apareçam mais oportunidades.

Abaixo a gravação em vídeo do painel. Agradecimento especial ao Matheus Siqueira do blog Éoqhá que colaborativamente realizou o stream em vídeo dos painéis da CampusBlog.

Live video chat by Ustream

Marcadores: , ,

7 coisas indispensáveis

A Suzana Gutierrez, professora lá de Porto Alegre (RS) publicou em seu blog o seguinte meme: "Eu não vivo sem estas 7 coisas" e deixou o convite para que eu fizesse o mesmo.

Devo então eleger 7 coisas indispensáveis e convidar outros amigos para participar.

Resolvi adaptar o meme para adequá-lo ao tema deste blog. Já que a moda atual são as mídias sociais, resolvi tentar selecionar 7 coisas que não devem faltar numa ação de social media:

- Linguagem informal;
- Relação com as redes sociais;
- Conteúdo gerado pelo usuário/participante;
- Estimulo à interação;
- Foco nas impressões racionais e emotivas que a marca quer transparecer;
- Adequação contextual e conteúdo premium (relevante);
- Acompanhamento de todo o processo (PR 2.0);

O meme original solicitava o convite à outras 5 pessoas. A Suzana mudou e convidou apenas 2. Sendo assim vou convidar 3: todos recém conhecidos: Tato Tarcan (weRgeeks), Guilherme Cury (Comunicadores) e a Stephanie Sarmiento (Advertising.01).

Marcadores:

9.12.08

Um blog só para as startups brasileiras


Na noite de hoje aconteceu o evento de lançamento do blog Startupi. Não se trata de um blog pessoal. O mundo evoluiu. O paradigma é outro.

Startupi é um projeto que faz parte da holding Social Smart, controlada por investidores estrangeiros. A proposta é estimular as startups brasileiras e para isso criou-se o blog Startupi, um espaço próprio para promoção de novos negócios.

Para quem não conhece o termo, startup é o nome utilizado atualmente para identificar projetos de novos negócios que surgem em geral a partir do encontro entre investidores e um grupo de pessoas com boas idéias.

O Startupi será administrado pelo Gilberto Jr, já famoso na blogosfera e Alexandre Fugita outro velho conhecido da blogosfera e também amigo pessoal de longa data. Parabéns e boa sorte aos dois nesse novo projeto!

Deixo aqui o link: www.startupi.com.br (tem também o perfil no twitter: @startupi)

Marcadores:

25.11.08

7 anos blogando

No último dia 21/11/08 este blog comemorou 7 anos de existência. Resolvi escrever um post para agradecer aos leitores, pois foram uma das razões para manter o blog no ar durante esses anos.

Em seu início o perfil do blog era diferente. De fato, até o nome era outro. Quando nasceu seu nome era "e-Blog". Era apenas uma das áreas do meu site pessoal; com a proposta de registrar notícias sobre novidades do campo da comunicação e tecnologia. Tentar desenhar através das notícias uma cronologia da evolução dos meios de comunicação. Além disso, pesquisar para o blog era um exercício para ficar atualizado.

Mas alguns anos depois começou a surgir o interesse em aproveitar o blog para analisar e abrir um espaço para a reflexão crítica. Na mesma época surgiu a idéia de envolver os leitores esporádicos com a colaboração do conteúdo. Aliás, sempre tive preocupação com o leitor, mas nunca o interesse em promover o blog. Pouco divulguei durante todos esses anos, a não ser nos profiles das redes sociais. Por isso o "e-blog" sempre foi de poucos leitores. Tudo mudou quando o blog ganhou uma nova cara.

Com esse novo perfil, surgiu o novo nome: "e-Code". Desde então, além de registrar as novidades também busco um discurso crítico e reflexivo, sempre que possível com a colaboração dos leitores. O blog continuou a atuar nas áreas de comunicação e tecnologias, mas ganhou um foco maior para temas relacionados ao campo da publicidade digital. Essa mudança aconteceu por volta de 2006.

A intenção não é citar novidades em primeira mão. Quase sempre o objetivo é comentar apenas aquilo que eu possa oferecer alguma opinião relevante para o assunto. Muitas vezes deixei de comentar fatos importantes pois sabia que outros blogs já tinham citado. Não tenho a pretensão de achar que meu leitor não lê outros blogs. Sei também que existem outros muito bons que tratam do mesmo assunto, eles estão inclusive linkados no blogroll na barra lateral.

Também não tenho interesse em arrecadar um grande volume de leitores, pois se fosse esse o caso optaria por uma temática mais popular, mas fico contente em saber que nos últimos anos o número de visitante mensais é cada vez maior. A proposta é procurar agrupar entorno do blog uma comunidade de especialistas nas áreas de comunicação e tecnologia, interessados em discutir e acompanhar sua evolução.

Espero com esse trabalho oferecer algo de valor para o leitor e também ajudar no desenvolvimento desse novo espaço de informação e troca que ficou conhecido como "blogosfera".

Marcadores:

13.11.08

Campeonato de blogueiros patrocinado pela LG

Começa hoje (13/11) a promoção Ultimate Blog Challenge da LG.

Seis blogueiros foram convidados a participar de um campeonato em que deverão realizar diversas tarefas durante cerca de um mês. Enquanto isso o público acompanhará o campeonato através do hotsite criado pela LG.

Neste hotsite o visitante também pode participar de um concurso para ganhar um notebook LG P300S, para isso, basta responder à pergunta "O que você faria se tivesse um notebook LG nas mãos?" e escolher um dos blogs para entrar na equipe. O autor da melhor frase do blog que ganhar o campeonato leva o prêmio.

Os seis blogs participantes são: Descolex, Digital Drops, Fashion Bubbles, Com Limão, Tarja Preta e Enloucrescendo. A primeira prova que os blogueiros devem cumprir é arrecadar o maior número de participantes para a sua equipe, por isso aguarde pois devem começar a chover posts por aí sobre o assunto nos próximos dias.

Para conferir o hotsite: www.desafiolg.com.br

Marcadores: , ,

12.11.08

Ações de comunicação que envolveram blogueiros

Em 2008 o termo "social media" foi definitivamente incorporado pelo mercado publicitário. Foram diversas as ações de comunicação que buscaram envolver as redes sociais.

Sempre alguém me pede para citar algum case interessante. São diversos os formatos, recursos e redes que podem ser aplicadas numa ação de comunicação. Apesar dessa diversidade, acho possível dividirmos essas ações em dois grandes grupos: as ações que geram conteúdo e esperam que o público consuma esse material e grupo daquelas que criam estratégias para que o próprio público produza o conteúdo e propague, espontaneamente, a informação.

Para ajudar eventuais interessados no assunto, resolvi fazer aqui uma lista de algumas das últimas campanhas que em comum, tinham como objetivo atingir os autores de blogs em busca de mídia espontânea na blogosfera. Veja abaixo algumas ações focadas em blogs:

LG Viewty (abr/2008): o evento ficou conhecido como "safari urbano" e levou diversos blogueiros para um passeio de helicóptero com direito a assistir um jogo no estádio do São Paulo. Cada blogueiro ganhou um celular e foi convidado a registrar todo o passeio. No dia seguinte as fotos estavam espalhadas nos blogs, flickr, etc.

Nome Próprio (mai/2008): a produção do diretor Murilo Salles organizou uma premiére do filme exclusiva para blogueiros. Além da relação com o contexto do filme, a estratégia era parte de uma espécie de "marketing colaborativo" que convidava o blogueiro a divulgar o filme.

i9 Hidrotônico (jul/2008): para o lançamento do seu novo produto a Coca-Cola resolveu selecionar 9 blogueiros que receberam uma mini-geladeira com o hidrotônico. A ação teve muita repercussão por conta do caso gerado pelo uso do termo "blogueiro de aluguel" pelo portal Blue Bus, apesar de não ser essa a primeira ação de envio do produto para autores de blogs.

Brastemp You (jul/2008): como parte das ações para o lançamento da linha "You" a Brastemp organizou um evento sobre blog e moda e convidou alguns personagens destes dois mundos para falar. O público também era formado por pessoas das duas áreas.

Doritos 5Kg (out/2008): para divulgar sua promoção a Doritos distribuiu pacotes exclusivos de 5Kg para um público selecionado de formadores de opinião e influenciadores de rede. Dentre eles foram eleitos alguns autores de blogs. Além dos posts em blogs essa ação gerou também fotos no flickr e vídeos no youtube.

Outubro Rosa – Roche (out/2008): aproveitando do termo "blogagem coletiva" essa campanha da Roche para conscientização sobre o câncer de mama convidou blogueiras a escreverem posts sobre a doença.

O de sempre nunca - Bavaria (nov/2008): a Bavaria montou um blog com conteúdo produzido por 6 colaboradores que são jornalistas e também blogueiros. Qualidade editorial é a aposta para gerar uma comunidade que também faz uso das redes flickr, youtube e facebook.

Ultimate Blog Challenge - LG (nov/2008): nesta ação foram convidados outros 6 blogueiros famosos para participar de uma espécie de gincana em que o número de participantes na equipe de cada blog ajuda a garantir a vitória, ou seja, para ganhar é necessário divulgar bastante o campeonato.

Os casos citados acima não são, necessariamente, os melhores realizados até agora. São apenas, aqueles que me lembrei agora. Caso saiba de algum outro que merece destaque, deixe um comentário. De qualquer maneira, espero que o post seja útil!

Marcadores: , , , ,

29.10.08

Marcos Mion é blogueiro?


Sim, eu mantenho esse blog, mas nem por isso me considero "blogueiro". Acho que para isso são necessários outros atributos além de manter um blog ativo.

Particularmente também não considero o Marcos Mion um "blogueiro", mas não é essa a opinião do ESTADÃO, que no seu caderno LINK desta semana publicou uma matéria em que creditou ele como VJ da MTV e Blogueiro.

Quero acreditar que o jornalista assim fez unicamente por causa do seu enfoque: o sucesso que seu blog tem feito. Mas vale aqui essa observação: qualquer um é blogueiro? Basta criar sua conta no blogspot ou wordpress (ou no BlogLog da Globo), e você "virou" blogueiro?

Feito o questionamento mudo o mote para o que realmente me interessou na matéria: o sucesso do blog. A excelente repercussão se dá justamente pela interatividade que Marcos Mion soube criar entre o blog, seus leitores/telespectadores e o seu programa na MTV. Aqui deixo meus elogios. Um ótimo exemplo de como uma mídia tradicional como a televisão pode conseguir benefícios em meios a essa nova realidade das redes sociais.

A matéria explica que Marcos Mion utiliza o blog como canal de contato com seus telespectadores que, colaborativament, participam da construção da pauta do programa "Descarga" e do "Quinta categoria". Mion chega a acompanhar a postagem de comentários enquanto faz, ao vivo, o programa "Descarga". Seus posts chegam a ter mais de 2.000 comentários.

Fica aí um bom exemplo de estratégia de colaboração na televisão.

Última observação: o conteúdo e a linguagem utilizada por Mion em seu blog não me atraem, mas claro, não sou público-alvo. Porém, não concordo com a idéia de que uma pessoa com tanto poder de influência sobre os jovens sinta liberdade em utilizar constantemente na sua escrita termos como "ksa" ao invés de "casa"... E olha que não sou, de maneira alguma, um radical. Aceito eventuais erros de digitação e até ortografia. Eu mesmo cometo alguns. Inclusive defendo a idéia de utilizar uma linguagem extremamente coloquial para tentar aproximar ao máximo do seu público, mas chegar a escrever "ksa" é um pouco além do limite, não?



Marcadores: , ,

12.10.08

Blogueiro, a crise da bolsa ainda vai te pegar!

Ao que tudo indica estamos bem próximos do auge desta crise econômica que, por enquanto, afetou apenas aqueles que possuem investimentos em ações. Se este não é o seu caso, não se preocupe pois a partir de novembro você será afetado também!

Nas próximas semanas a bolsa deve se acalmar e começar a caminhar para um equilíbrio, muito provavelmente próximo de um índice bem inferior àquele que chegou a atingir no final de 2007.

Até novembro, quando a queda da bolsa deixar de ser manchete, começaremos a notar os reflexos desta crise em nosso dia-a-dia. E dizem que essas conseqüências permanecerão por alguns anos. Os financiamentos de automóveis com taxas de 0% devem desaparecer. Também sumirão das prateleiras os notebooks baratos. Os produtos importados ficarão mais caros. O dólar deve subir e mais uma vez ficará caro demais comprar livros pela Amazon.

E você bem sabe, em tempos de crise econômica os primeiros a sofrerem as conseqüências são os psicólogos, terapeutas em geral e os publicitários.

Afinal, as empresas sofrem e diminuem suas verbas para publicidade. Muitas agências chegam a perder clientes. Sem cliente não há trabalho. Pare e observe. As notícias sobre demissões nas agências devem aparecer logo mais.

Mas é também em período de crise econômica que a publicidade se renova. Verbas pequenas exigem criatividade e novas estratégias de comunicação. É aqui que faço minha aposta: social media.

Se a publicidade já estava de olho nesse espaço, é agora que ele ganha sua real chance de crescimento; pois passam a ganhar as vistas não só das agências, mas dos seus clientes.

As mídias sociais, bem como todas as novas estratégias que buscam comunicar através de canais não-tradicionais surgem como meios eficientes e infinitamente mais baratos. É portanto, a chance de crescimento também do que o mercado publicitário chamou de "transmídia": a utilização híbrida de diferentes mídias, inclusive mídias não-tradicionais, para comunicar um produto ou uma marca.

Blogueiro, acredite, as agências de publicidade logo mais estarão de olho no seu blog. Ele pode acabar tendo o perfil adequado para compor uma estratégia de mídia social. Seja como um canal direto de comunicação, inserido num planejamento de "transmídia", ou então apenas como um espaço possível de repercussão (mídia espontânea).

Recentemente contabilizei os resultados de um evento anual que ajudo a organizar todo ano. Ao pesquisar por citações sobre o evento no Google, notei que a edição de 2007 possui hoje pouco mais de 5 referências. Já a edição de 2008 suscitou quase 2000 citações, a maioria em blogs. Vale lembrar que não há verba para publicidade nesse evento.

Afinal, algo mudou, não? Obviamente as agências já perceberam isso também, apenas não houve interesse até então, pois verbas altas incentivam o comodismo pelas mídias tradicionais.

Porém hoje, com esse novo cenário econômico, quem sabe não seja a sua vez. Blogueiro, fique de olho! A crise vai bater à sua porta e quem sabe você ainda poderá ganhar com essa tal de "social media", "transmídia", etc.

MAIS SOBRE:
- Mercado publicitário brasileiro já demonstra seu medo da crise
- Um recado sobre a crise mundial
- E agora? Fui demitido!
- Mais demissoes | Hello diz que foi só '1 corte em algumas gorduras'

crédito da imagem: thinkpanama1

Marcadores: , , , , ,

2.10.08

Por que eu blogo? [updated]


O Fotosite lançou a proposta: “Por que você bloga?”. Resolvi participar e ampliar o debate.

Meu blog começou como um espaço para registrar os avanços tecnológicos no campo da comunicação. Isso foi em 2001.

Depois de alguns anos resolvi ampliar a proposta e utilizá-lo como um local para a prática da colaboração e compartilhamento dos estudos e novidades de tudo que faz parte da relação entre comunicação e tecnologia.

Um blog público pois assim é possível compartilhar as idéias e opiniões expressas também pelos leitores.

O processo colaborativo pode acontecer desde a escolha dos temas para os posts até nas discussões geradas por ele. Algumas vezes ele ultrapassa os limites deste blog, continuando em outros blogs, no twitter, etc.

Colaboração e compartilhamento são práticas um tanto incompatíveis com o paradigma do mercado, mas hoje vejo mudanças, principalmente dentro das agências de publicidade. E somente a vivência desse novo paradigma permitirá uma real observação das suas vantagens e desvantagem. Confesso, eu quero experimentar!

Retomando a proposta do Fotosite, queria ampliá-la e propor aqui uma espécie de meme. Aqui vai a proposta:

Escreva você também seu post “Por que você bloga?” e indique também outros três blogs que fizeram o mesmo, ou então, se preferir, no final do seu post faça um convite para três blogs que você conhece e indique os respectivos links dos blogs.

Além disso, se quiser participar do concurso, mande seu link para o e-mail fotosite@fotosite.com.br.

Eu selecionei três blogs para convidar a dar continuidade ao meme. Assim, meu convite vai para o blog "Olha a cândida, freguesia" e o "Rei do Mato". São dois blogs que acabaram de nascer e vale a pena ouvir quais foram as razões que incentivaram a sua criação e escolha temática. Meu terceiro convite vai para o blog do Fabiano Coura que conheci também recentemente e tem um conteúdo muito bom em seu blog.

Por fim deixo o link do Leorama e da Liliane Ferrari, que também toparam participar da brincadeira e contaram a história dos seus respectivos blogs.

[updated 13/10/2008] Olhá só! E não é que esse meu post foi um dos 3 selecionados pela Fotosite! Aqui vai o link da página que anuncia os selecionados. Fico agora regulando a ansiedade enquanto aguardo chegar em casa minhas edições da "Clix" e "O Melhor da Fotografia".



Crédito da foto: Lisa B.



Marcadores: , ,

7.9.08

(des)conferência na 31ª Semana da Comunicação da FAAP


Em primeira mão: foi publicada a programação de palestras da 31ª Semana da Comunicação da FAAP. Será uma semana inteira de apresentações durante o período da manhã e noite. Outros eventos e oficinas acontecem durante as tardes. A 31ª Semana da Comunicação da FAAP acontece entre os dias 15 e 19 de setembro.

Dentre os eventos e profissionais que estarão presentes, temos: Ken Fujioka - JWT Brasil, Alexandre Scaff - Leo Burnett, Ornella Muti - Atriz, Luiz Lara - Lew’Lara\TBWA, Marcelo Tas e turma do CQC, Fabiano Coura - Neogama/BBH, Abel Reis - AgênciaClick, Otavio Frias Filho - Folha de S. Paulo, Marcelo Epstejn - UOL, Ciclo de Cinema Italiano e realização, ao vivo, do Programa “Sala dos Professores” da Rádio Eldorado. Para conferir a programação completa, acesse http://facom.faap.br/31semana

1ª (des)conferência de Mídias Digitais
Pela primeira vez, acontece na Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP uma (des)conferência de Mídias Digitais em que se pretende promover um debate horizontal, sem palestrante definido. Nesta edição foram convidados alguns importantes nomes da rede social brasileira para trocar idéias com os alunos.

O evento acontece na sexta, dia 19/09, das 14h30 até as 17h30. Alunos da FAAP devem fazer inscrição para participar. Dentre os convidados especiais, estão:

- Jeff Paiva - AgênciaClick
blog http://www.jeffpaiva.com/blog
- Thiane Loureiro - Edelman
blog www.expressaodeideias.com.br
- Alexandre Fugita - Polvora! Comunicação
blog http://techbits.com.br/
- Guilherme Valadares - CUBOCC
blog http://www.papodehomem.com.br
- Wagner Tamanaha - Espalhe
blog http://br.tecnologia.yahoo.com/blogs/tamanaha
- Wagner Fontoura - Riot e Coworkers Mídias Sociais
http://www.coworkers.com.br/
- Luciana Soldi - Realmedia Latin America
blog http://movimentonatura.wordpress.com
- Bruna Calheiros - Bullet
blog: http://www.smellycat.com.br
- Lucia Freitas - Conectiva
blog: http://www.ladybugbrazil.com
- Marina Santa Helena - Dudinka
blog: http://chiqueirochique.com
- Ian Black - LiveAD
blog: http://www.interney.net/blogs/enloucrescendo
- Rafael Ziggy - Talk Interactive
blog: http://simviral.com


Todos os eventos que acontecem na 31ª Semana da Comunicação são reservados somente aos alunos e convidados. Durante o decorrer do evento publicarei flashes no Twitter usando a tag #31semana. Se preferir, você pode seguir meu profile no Twitter.

Você tem blog? Quer participar da (des)conferência?
Se você ficou interessado em participar da (des)conferência de Mídias Digitais, escreva um post em seu blog falando do evento e deixe aqui um comentário com seu e-mail e link para o seu post. Aqueles que colaborarem na divulgação do evento incluirei na lista de convidados. OBS: mas as vagas são limitadas!


Quem colaborou:
- (des)Conferência na FAAP
- 1ª (des)conferência de Mídias Digitais
- 31ª Semana da Comunicação da FAAP promove (des)Conferência
- Semana de Comunicação na FAAP tem desconferência
- Semana da Comunicação FAAP
- 1ª (des)conferência de Mídias Digitais
- 31ª Semana da Comunicação


Marcadores: , , , , ,

30.8.08

Fim de semana agitado: Fest'Up e Blogcamp SP

Durante todo o dia deste sábado e domingo acontece na FAAP o Fest'Up, evento em que dezenas de profissionais do mercado publicitário palestram para o público universitário.

Já no espaço Gafanhoto acontece o Blogcamp SP de 2008. Neste o tema é blog, social media, etc, etc...

Na parte da manhã estive no Fest'Up. Palestras boas e muitos cases interessantes, todos em silêncio ouvindo muita gente boa falar.

Durante a tarde fui conferir como andava o Blogcamp SP. O modelo (des)conferência cria um contraste enorme: muita gente falando, todos participando, opinando e claro, muitos notebooks ligados. A diferença entre uma (des)conferências e as tradicionais palestras são grandes, mas não acredito que um seja melhor que outro. Tudo depende da necessidade/objetivo. E além, o Blogcamp SP foi bom também para rever os amigos da blogosfera.

Escrevo esse post enquanto ouço um debate sobre blogs corporativos e sua função como publicidade ou RP. Elogios para o blog criado para a Ruffles pela Edelman.

Ah! na parte da manhã vi o comercial do Peugeot 307. Não tinha visto antes, e fiquei com a impressão de que o enredo e a trilha foram inspirados no comercial de lançamento do Macbook Air.

Aqui vai o Peugeot 307 com a trilha da Patrícia Coelho - Let's Go, The Way You Know:


E aqui o Macbook Air com trilha da Yaël Naïm - New Soul:


Claro, não é a mesma coisa, mas afinal, são propostas muito próximas.


Mais sobre:
- Até o Fest’Up
- Fest’Up reúne mais de 1,2 mil estudantes universitários!!!
- BlogCamp SP
- #blogcampsp - Links úteis para podsafe music




Marcadores: , , ,

18.8.08

Livestream: como ouvir o buzz de uma palestra

O livestream ganhou impulso no ano passado, época em que o Twitter começou a crescer. Desde então está cada vez mais fácil registrar todo aquele burburinho que se ouve na platéia durante uma palestra.

Quer saber o que o público está pensando, seus comentários sobre o palestrante? Basta acompanhar o livestream.

Tanto para aqueles que estão sentados na platéia quanto para os que não puderam comparecer, o livestream é uma forma de comunicação discreta em que muitos falam aos mesmo tempo nesse espaço virtual, enquanto fisicamente estão todos em silêncio, assistindo a palestra. Os comentários são publicados pelo notebook ou celular para redes como o Twitter, Flickr, YouTube e os próprios blogs, basta identificar o material através de uma palavra-chave (tag).

Hoje, nesse exato momento está em andamento o Seminário Info sobre Redes Sociais que discute justamente as influências destas midias sociais em nossa cultura. O portal Blogblogs criou um canal de livestream exclusivo para o evento. Clique aqui para acompanhar o que está acontecendo por lá.

Você também pode utilizar sistemas de busca e pesquisar pela tag #seminarioinfo. Veja aqui o exemplo de pesquisa na rede do Twitter.

Marcadores: ,

blog: Divulgare


Gabriel Guzovsky foi aluno e recentemente resolveu compor a blogosfera daqueles que falam sobre publicidade, tecnologia e afins.

Divulgare é o nome do blog. Fica o convite para a visita.

Marcadores:

5.8.08

O paradigma do blog corporativo

Há 10 anos atrás todos já sabiam que o relacionamento entre consumidor e marca deveria mudar. Todos já sabiam que as empresas deveriam adotar um novo modelo de comunicação com seu consumidor. Sabíamos que deveria ser algo menos formal, mais próximo, mais interativo. Sabíamos que o caminho era a internet, porém, não havia ainda um formato bem definido para esse modelo de comunicação. O Manifesto Cluetrain mostrou um pouco desse cenário: em 1999 eles sabiam o que queriam, estava claro no manifesto, mas o que não estava evidente era "como" fazer.

Hoje já podemos dizer que o formato que melhor traduziu e foi adotado pelo mercado, por enquanto, é o blog corporativo. O formato do blog exige grandes mudanças de paradigmas para a empresa: a linguagem deve ser coloquial; quem escreve deve ter um cargo de responsabilidade na empresa e por fim, deve ser um espaço aberto para comentários dos consumidores.

Não são questões simples de resolver. Os diretores e responsáveis pela empresa nem sempre possuem tempo ou mesmo preparo para falar com os consumidores. Mais ainda, nem toda empresa está preparada para para receber publicamente a opinião dos seus consumidores, principalmente aquelas que lideram o ranking de reclamações do PROCON.

Por essas razões que Thiane Loureiro, Gerente corporativa da Edelman Brasil, costuma dizer que vivemos atualmente uma época de revalorização do profissional de relações públicas. É essencial a participação de uma boa equipe de RP no dia-a-dia de um blog corporativo, porém, que fique claro, não para "esconder" do blog comentários negativos, mas para respondê-los de forma adequada.

A empresa Claro resolveu enfrentar todos esses paradigmas. Agora em julho ela colocou no ar seu blog corporativo que pode ser acessado pelo endereço www.claroblog.com.br. Aparentemente o projeto é desafiador e corajoso: há ali uma área própria para posts do João Cox, presidente da Claro; os textos possuem uma linguagem menos formal que o site institucional e - quase - todas as áreas do blog estão abertas para comentários dos visitantes.

É, portanto, uma iniciativa que merece elogios, porém, é preciso também verificar como o projeto será administrado no dia-a-dia. Como disse, é um projeto corajoso pois afinal a área de telefonia celular é uma das que lideram o ranking de reclamações no Procon e curiosamente, durante meu passeio pelo blog a grande maioria dos comentários não continham nenhuma espécie de reclamação; de fato, a maioria elogiava o serviço ?!?!?

Não sou consumidor do serviço, mas mesmo assim achei estranho pois afinal, durante a pesquisa para escrever esse post descobri que consumidores insatisfeitos chegam a publicar seus casos num blog chamado "Claro? Que não funciona!" criado por uma usuária do serviço da Claro de Recife. Será que estes mesmos consumidores não arriscaram comentar seus casos também no blog corportaivo da Claro?

Marcadores: , ,

31.7.08

Yahoo Posts entra no ar nos próximos dias [updated]

A partir das informações fornecidas pelo blog Cybervida e pelo informativo e-Bites neste final de semana deve entrar no ar o projeto Yahoo Posts.

Em resumo: o Yahoo terá uma nova área que trará para seus leitores um resumo dos melhores posts publicados em cerca de 100 blogs pré-selecionados. Para ver o conteúdo completo o leitor será redirecionado para o blog que originou o post, garantindo assim a referência e reconhecimento do autor do blog. O projeto, bem como a pré-seleção dos blogs foi realizada pela agência Live AD, principalmente pelo Gerente de Relacionamento Digital, Ian Black (e autor do blog Enloucrescendo).

A seleção dos melhores posts será realizada por 4 consultores, também blogueiros: Alexandre Inagaki, Edney Souza, Gilberto Knuttz e Nick Ellis.

É um projeto importante pois evidência a importância e credibilidade dos blogs no campo da comunicação. Fiquem de olho!

[UPDATED 03/08/08] Hoje, domingo, aconteceu um evento reservado para convidados no Pacaembu para o lançamento do Y! Posts. Lá foram apresentados todos os 100 blogs que farão parte da composição inicial do serviço. A nova área deve entrar no ar no meio desta semana.

[UPDATED 05/08/08] Ontem o Ian Black, da Live AD, deixou em seu blog pessoal um longo post explicando todos os mínimos detalhes do projeto, inclusive citando cada um dos blogs selecionados. Aqui está o link.

E amanhã deve entrar no ar a nova área dentro do site do Yahoo. Quem ainda estiver curioso, não esqueça de visitar www.yahoo.com.br. Aliás, aparentemente o link direto para o Y! Posts será http://br.posts.yahoo.com, pois apesar do serviço ainda não estar no ar, esse endereço já existe mas por enquanto direciona para a página de entrada do Yahoo americano.

[UPDATED 06/08/08] Como previsto, nesta quarta, logo no início da tarde apareceu a chamada sobre o Y!Posts na capa do site do Yahoo Brasil. Outro palpite correto foi o endereço (URL) da nova área, porém, além daquele citado acima há também o endereço www.yahooposts.com. Vá e confira!

Marcadores: ,

24.7.08

Um microblog nacional para o mercado teen

O QUE É:
O Diário Celular é um produto da Compera nTime, empresa voltada para serviços de valor agregado para celular.

Aproveitando o lançamento do novo recurso de aplicações OpenSocial do Orkut e também a moda do microblog que atinge por enquanto apenas os heavy users da internet, a Compera nTime lança um serviço de rede social através de mensagens de texto (SMS) do celular.

O formato do Diário Celular aparenta um foco no mercado teen, o mesmo que fez o sucesso do Orkut no Brasil.

Para utilizar o serviço inicialmente é necessário entrar na nova área de aplicativos do Orkut e procurar por "Diário Celular" (ou então pegue aqui o link direto). Depois é só seguir os passos para cadastrar o número do seu celular. É importante lembrar que cada SMS enviado é cobrado pela operadora do celular.

COMO FOI O LANÇAMENTO:
O lançamento do produto aconteceu ontem em um evento no MAM (parque Ibirapuera), organizado pela recém criada agência Pólvora!. Aliás, tenho alguns amigos trabalhando na nova agência e deixo aqui meus parabéns pelo evento de ontem.

O público era formado por autores de blogs e demais heavy users da internet. A idéia da Pólvora! era apresentar o produto aos heavy users para que eles iniciassem a propagação do buzz pela internet, mesmo sabendo que eventualmente não serão eles os principais "consumidores" do serviço. No início do evento a apresentadora da noite, Rosana Hermann, apresentou a promoção "Tá Fazendo o q?", criada para incentivar o uso do novo serviço.

"Tá fazendo o q?" é uma espécie de reality show através do celular. Durante sua apresentação, Rosana Hermann chamou cada um dos 15 integrantes que durante 30 dias deverão passar o dia-a-dia enviando SMS´s para o Diário Celular. São eles: Bruno Dookie, Caio Novaes, Camila Coutinho, Darth Pri, Fernanda Pineda, Flávio Lamenza, Geovana DG, Guilherme Tomé, Guilherme Valadares, Lia Kitty, Luiza Gomes, Marina Santa Helena, Mirian Bottan, Raquel Juraski e Sarah Bergamasco. Alguns são universitários e outros recém formados. Por coincidência muitos trabalham também em agências de comunicação para meios digitais (buzzmarketing, viral, social media, etc).

Ganha a promoção aquele que conseguir acumular o maior número de pontos obtidos através do envio de updates, do número de comentários recebidos em suas postagens, provas, etc. O 1º colocado leva um Iphone e um Macbook, o 2º colcoado um Laptop e 3º colocado ganha um Ipod Touch. Se quiser acompanhar tem ainda a comunidade no Orkut (clique aqui).

crédito da foto: James Della Valle

Marcadores: , , ,

19.7.08

Internet amplifica a voz do cidadão


A internet e seu sistema de comunicação em rede, e em tempo real, pode otimizar a organização de uma sociedade, pois através desta rede aberta e descentralizada, todo participante tem direito a opinar.

Reflexões semelhantes a essa já faziam parte das idéias de diversos teóricos da comunicação, como Marshall McLuhan e Pierre Lévy. Hoje vemos tais reflexões acontecendo na prática.

Um projeto de lei, proposto pelo Senador Eduardo Azeredo, batizado de Projeto Cibercrimes, tenta solucionar problemas da rede através da instituição da vigilância e limitação do acesso à internet. Particularmente não apoio o projeto da forma como é apresentado atualmente, acredito que devemos garantir o princípio de liberdade e descentralização (ver post sobre o assunto).

Por conta desse projeto, nas últimas semanas pude assistir na prática a reflexão iniciou esse post. Dentro das diversas redes sociais vi argumentos contrários ao projeto. Para mostrar a indignação do cidadão brasileiro sobre esse projeto organizou-se uma petição on-line e agora, o Dia da Blogagem Política (tag #blogagempolitica).

No blog oficial há toda a descrição do projeto de lei e também dos argumentos contrários. No final há um convite para que hoje, 19/07/08, cada blogueiro publicasse um post sobre o assunto.

Deixei para escrever no final do dia. Agora, por volta das 21h já encontrei 1.990 referências para o termo "blogagem politica + azeredo" no Google, no resultado da pesquisa apareceu desde aqueles que anunciavam a data de hoje como os posts do próprio dia.

No Technorati foram registrados 153 posts que indicavam link para o site oficial. E lá no site do Dia da Blogagem Política já haviam 79 comentários, a maioria, de blogueiros indicando o link do seu próprio post. Ou seja, o meu post agora é o 80º! Ah! E a petição on-line já conta com 68.593 assinaturas.

Considerando que alguns blogs tem mais leitores do que revistas nacionais de grande tiragem; fico imaginando: quantos cidadãos brasileiros não foram atingidos por essa campanha?

Marcadores: ,

16.7.08

You B(log): diário virtual é coisa do passado


Escrevo este post no intervalo do You B(log), evento que reuniu alguns blogueiros de diferentes partes do mundo. Cheguei no início da palestra do Guilherme Valadares - http://papodehomem.com.br. Depois dele falaram a Susanna Lau - http://stylebubble.typepad.com, da Inglaterra e o
Glauco Sabino - http://www.descolex.com.

Resumo dessa primeira parte: são todos jovens que não utilizam o blog como um diário virtual, mas como uma ferramenta para dar start na carreira profissional. Susanna Lau por exemplo, foi contratada como editora do Dazed Digital justamente por conta da sua experiência com seu blog Style Bubble. Já Guilherme Valadares contou como nasceu a idéia do blog Papo de Homem a partir do seu trabalho de conclusão da faculdade de publicidade.



[UPDATED] O You B(log) foi de fato um "Encontro Internacional de Blog, Moda e Comportamento". Além dos blogueiros já comentados acima, na segunda parte do evento destaco a palestra realizada por videoconferência (skype) da Jannine Tann - http://thecoveted.blogspot.com, que focou bastante nos blogs que tratam de moda e da interessante reflexão feita por Victor Ângelo - http://dusinfernus.wordpress.com, ao dizer que o blog é o produto mais refinado desenvolvido até então pela cultura do indivíduo e do eu, predominante no ocidente. Um indivíduo que só existe a partir da alteridade, do "outro", ou seja, não há blog se não houver o "outro" para ler e comentar.


Por fim, fica a observação sobre a participação da Brastemp, patrocinadora do evento, que apareceu sem precisar chamar a atenção. Não houve distribuição de folders, comercial durante as palestras ou qualquer interferência excessiva. Estavam ali, no espaço de convivência, as diversas geladeiras expostas para interação do público. No canto um estande mostrava que a linha "You" permite diferentes combinações de cores e acabamentos internos. Sem apelar, a Brastemp reforçou sua marca e ainda apresentou sua linha de produtos. Estão de parabéns Paula Limena e o promissor Leonardo Rama, ambos da Imageneer, idealizadora do projeto.

É provavelmente esse o cenário da publicidade do futuro: marcas participando do cotidiano sem os exageros e interferências que acontecem atualmente.

Abaixo a lista completa dos palestrantes do dia:
- Brasil:
Glauco Sabino: http://www.descolex.com
Guilherme Valadares: http://papodehomem.com.br
Victor Ângelo: http://dusinfernus.wordpress.com
- Panamá:
Melissa De Leon: http://panamagourmet.blogs.com
- Inglaterra:
Susanna Lau: http://stylebubble.typepad.com
Jannine Tann: http://thecoveted.blogspot.com

Marcadores: , , ,

6.7.08

Liberdade ameaçada na internet brasileira [updated]


Vivemos uma época importante de mudanças. Todas as fases de transição entre as eras históricas foram um tanto confusas para aqueles que as vivenciaram, e nós somos testemunhas de mais uma destas fases.

Mudança de paradigma. Essa é a questão que causa tanta confusão. Somos testemunhas do surgimento do que foi chamado de Era Digital. As mudanças que a Era Digital propões eu resumiria numa única palavra: descentralização.

As redes são sistemas descentralizados. E esse modelo influencia não só um sistema de comunicação, mas todo um príncipio de idéia, seja ela econômica, social ou cultural. Sim, a Era Digital deve modificar toda a forma de pensamento de uma sociedade e coloca em questão até mesmo o modelo capitalista.

Por conta disso, alguns são mais resistentes e instalam as polêmicas que caracterizam as tais "fases de transição". Podemos exemplificar esse fato com a já consagrada polêmica do MP3 e dos direitos autorais. Neste caso está claro e evidente a necessidade de mudança do modelo econômico que rege o mercado fonográfico, bem como uma nova lógica para o direito autoral; para que ambos estejam em sintonia com o novo paradigma que se apresenta.

Mas em outras áreas não há nada assim tão claro e evidente ainda. Como já comentei anteriormente, vivemos também algo que chamei de "era da exposição". Nesta época de mudança de paradigma, a fronteira entre o público e o privado é colocada em discussão. E o assunto se complica quando envolve ainda questões relacionada à vigilância. Em resumo: você utilizaria um celular com sistema de rastreamento por GPS que publicasse na internet sua posição em tempo real para com isso garantir sua segurança e evitar, por exemplo, um possível sequestro? Alguns aceitariam tal proposta no ato; outros considerariam uma enorme invasão de privacidade.

Talvez o importante em tempos como o nosso seja garantir a liberdade de escolha do cidadão; e assim a sociedade acabará determinando que caminho irá seguir (mesmo que esse não seja considerado "o melhor caminho" para alguns).

Digo isso pois um erro comum é tentar impor à sociedade um novo modelo ou então tentar impedir o avanço através da manipulação e da imposição de leis.

É o que aparentemente começa a surgir no Brasil. Um novo projeto de lei pretende limitar e vigiar o acesso dos brasileiros à internet. No blog do professor da Cásper Líbero e ativista do software livre, Sérgio Amadeu, há um post que descreve em detalhes o projeto de lei proposto pelo senador Eduardo Azeredo. Segue aqui duas rápidas passagens:


"O Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo quer bloquear o uso de redes P2P, quer liquidar com o avanço das redes de conexão abertas (Wi-Fi) e quer exigir que todos os provedores de acesso à Internet se tornem delatores de seus usuários, colocando cada um como provável criminoso."

"O conhecimento só se dá de forma coletiva e compartilhada. Todo conhecimento se produz coletivamente: estimulado pelos livros que lemos, pelas palestras que assistimos, pelas idéias que nos foram dadas por nossos professores e amigos..."


Clique aqui e veja o post completo no blog do Sérgio Amadeu. Fica aqui meu convite para que você reflita sobre o assunto e faça algo para impedir que esse projeto siga em frente. Encaminhe este post para os amigos e assine a petição on-line organizada pelo João Carlos Caribé que promete encaminhar ao Senado (a petição será encerrada hoje, 07/07/08 às 00h).

[UPDATED 10/07/2008] Infelizmente o projeto de lei foi aprovado e agora segue para Câmara de Deputados. A petição on-line continua aberta, assine!

[UPDATED 11/11/2008] Segue pela internet o convite para um flashmob contra o projeto que deve acontecer nesta sexta (14/11/08). Veja mais neste link.


Mais sobre:
- Sobre a proposta "lei dos crimes digitais"
- Projeto de Lei Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG)
- O Projeto de Lei do Senador Eduardo Azeredo e seus custos para o Brasil
- A lei do senador Azeredo e o que ela faz da Internet
- Precisamos agir sobre o projeto de lei que trata de crimes pela Internet
- O Fim da Liberdade
- Liberdade na Internet Brasileira
- Manifesto em defesa da liberdade na Internet

Marcadores: ,

2.6.08

[drops] a moda da semana: plurk.com

Uma rede de microblogging com apelo visual. Esse é o principal diferencial da nova rede Plurk.

O movimento de usuários brasileiros começou a crescer principalmente desde a noite de ontem.  O número de novos usuários cresce numa velocidade impressionante, movidos pela curiosidade e pela lentidão do Twitter nas últimas semanas.

A dificuldade no Plurk é conseguir acompanhar a "timeline" depois que sua rede já possível vários contatos. Acho que ainda não é um concorrente capaz de desbancar o Twitter.

Lá fora parece que o Plurk ganhou a preferência do publico adolescente.

Segue o link do meu perfil no Plurk: http://tinyurl.com/68g8zc



Mais sobre:
- The Micro-Blogging Wars
- Plurk, um concorrente de verdade para o Twitter
- A guerra dos microblogs - mais um desafiante

Marcadores: , ,

31.5.08

Ecobags e a campanha da Rede Ecoblogs

Recebi em casa da amiga Lúcia Freitas uma ecobag (sacola ecológica) da campanha promovida pela Rede Ecoblogs.

A proposta é evitar o uso das sacolas de plástico no supermercado para diminuir a produção excessiva de material não-orgânico, reduzindo assim os riscos para o planeta.

O blog e-code já falou sobre as ecobags num post anterior. Lá a intenção era mostrar a variedade de materiais que podem substituir a sacola plástica, solicitando aos leitores que enviassem o link com a foto das suas respsectivas sacolas ecológicas.

O mercado também já assumiu esse novo paradigma. Na maioria dos supermercados já é possível encontrar sacolas ecológicas à venda. Porém provavelmente o que veremos a seguir serão empresas distribuindo gratuitamente tais sacolas aos seus consumidores, aproveitando assim o espaço da sacola para propaganda. Ou seja, assim como fez agora a Rede Ecoblogs. Aliás, a editoral Abril também tem uma estratégia semelhante: quem assinar uma das revistas da Abril ganha de brinde um sacola ecológica da Abril.

Aos interessados, assim como fez o blog e Sturm und Drang, Lúcia Freitas, em seu LadyBug Brasil, está sorteando algumas das sacolas da Rede Ecoblogs, faça sua visita e confira.

Marcadores: ,

27.3.08

[drops] A blogosfera sustentável

Na mesma semana em que postei a iniciativa para promover as ecobags (veja o post) nasce um novo blog que vai tratar exclusivamente sobre temas relacionados à sustentabilidade.

Trata-se do EcoBlogs, que possui em sua equipe de conteudistas diversos autores de blogs famosos como o blog Sturm und Drang, O Escriba, Ladybug Brasil, Guindaste e o blog Rodrigo Barba.

Visite e acompanhe as novidades da Rede Ecoblogs.







Marcadores: ,

23.3.08

#ecobag: campanha de sustentabilidade (sacola ecológica)


Está feita a proposta para a blogosfera. Pode chamar de meme, campanha ou corrente. A idéia é simples: publique em seu blog uma foto da sacola que você escolheu para substituir os sacos plásticos do supermercado e indique também links de outros blogs que fizeram o mesmo; assim ajudamos o nosso leitor com várias sugestões de ecobags!

A minha ecobag:
- Não tem marca, não custa caro nem é fabricada com materiais inovadores que surgiram de experiências com reciclagem;
- É feita de palha de bananeira e custou R$15,00 a maior e R$10,00 a outra ao lado;
- Fica permanentemente no porta malas do carro, sempre que resolvo passar no supermercado levo junto dentro do carrinho de compras.

Sobre a proposta:
- Escolha a sacola que preferir, pode ser destas que encaixam direitinho no carrinho do supermercado ou outra que você mesmo inventou, basta tirar uma foto e publicar no seu blog;
- Aproveite e indique também em seu post links para outros blogs que fizeram o mesmo e ajude a montarmos uma corrente das mais diferentes ecobags!
- Se você não tem blog, pode postar no flickr, no picasaweb, fotolog ou onde preferir;
- Atualmente a consciência ecológica pode ser apenas modismo ou estratégia de marketing, mas no futuro pode ser algo obrigatório para nossa sobrevivência. De fato, porquê no futuro? Porquê não adquirir hoje um hábito "sustentável" no seu cotidiano?

[UPDATED 06/01/09] Nessa primeira semana de 2009 encontrei na loja Tok & Stok uma ecobag por R$9,90! Fica a dica.



- E NÃO ESQUEÇA! Deixe aqui um comentário, indicando o link do seu post!


Quem postou sobre sua ecobag:
- Blog Lalai LOADED
- Blog O Luxo do Lixo
- Flickr: Leve a sacola ao supermercado!
- Quer ganhar uma sacola Ecoblogs?

Marcadores: , ,

13.3.08

#blogdoaluno: Mais blogs nascendo

Quem viu o post anterior, soube que resolvi solicitar aos alunos uma atividade em que cada um deles vivenciaria a experiência de manter um blog durante o decorrer da disciplina "Novas Tecnologias da Comunicação" da Faculdade de Comunicação em que dou aula.

Essa proposta tem como objetivo propiciar uma vivência prática da cultura digital, um dos temas discutidos em aula. Assim, enquanto o espaço da aula é utilizado para as discussões teóricas, o ambiente digital torna-se um lugar para estudos práticos.

Como futuros profissionais de comunicação, essa experiência tem também oferecido outras práticas além do estudo sobre os meios digitais. Permite um primeiro contato com uma forma de comunicação em que o autor do blog precisa preocupar-se com a forma da escrita e a qualidade do seu conteúdo.

Para compartilhar a experiência e promover os melhores blogs, semanalmente os posts mais interessantes são publicados no Twitter através da tag #blogdoaluno


Veja mais:
- Novidades na Blogosfera
- Mad Men ajuda na seleção de um estagiário nativo digital
- Entrevista para o blog da Folha de S. Paulo

Marcadores: ,

4.3.08

Novidades na blogosfera

Neste post trago algumas novidades da semana da rede de blogs que tratam de temas relacionados à comunicação:

- Adivertido – O blog do Gabriel Jacob completou 1 ano nesta semana e ganhou novo visual. Vale a pena conferir, há sempre boas novidades.

- Aliche no País das Más Ervilhas – Por conta de uma proposta que fiz em sala de aula, a Ju Zanchi voltou a escrever um blog. Com poucas semanas de vida o seu blog já mostrou que tem potencial. Fica aqui a dica para visita.

- PontoD.com– O Danilo Dualiby, apesar de estar ainda no 2º ano da Faculdade de Publicidade já tem bom faro para encontrar assuntos interessantes para seu blog. Lá ele publica o que vê de mais relevante na publicidade, cinema, televisão e música.

- Z to B - O Zé Bello, por sua vez, já está perto do final do curso de Publicidade e Propaganda. Não sei se ele soube, ou não, da atividade em que cada aluno deveria montar seu próprio blog. Essa atividade foi proposta em uma disciplina que o Zé Bello já cursou. De qualquer maneira, por conta própria ele resolveu começar a empreitada. O blog trata de tudo entre Z e B!

Vale acrescentar: essa proposta que fiz aos meus alunos estimulava cada um deles a montar um blog com algum tema relacionado à área da comunicação. Além disso, é também o espaço que eles utilizam para expor seus comentários e reflexões sobre as aulas de cada semana.

Espero que a cada dia comecem a surgir mais blogs bem escritos e com conteúdos relevantes. Sempre que houver algo novo deixarei um post com a sugestão!

Veja mais:
- #blogdoaluno: Mais blogs nascendo
- Mad Men ajuda na seleção de um estagiário nativo digital

Marcadores:

14.2.08

drops> Campus Party (4)

Blogueiros fazem movimento e brincam entorno da área privativa aos jornalistas.

Marcadores: ,

drops> campus party (3)

Quinta-feira agitada no Campus Party 2008. Acima uma foto do Ian Black trabalhando junto com a equipe que grava uma entrevista com o Marco Gomes.

Marcadores: ,

drops> Campus Party (2)

O dia-a-dia por aqui é agitado. Na foto Lucia Freitas e Sergio Amadeu cuidando da organização do evento.

Marcadores: ,

12.2.08

Boas palestras no Campus Party 2008



Esta edição do Campus Party está oferecendo ótimas palestras para os 3000 inscritos. Logo que cheguei peguei o final da palestra do Ronaldo Lemos sobre Direito Digital e o início da palestra sobre Podcast do Diego Franco (na foto que ilustra esse post aparece a Lucia Freitas apresentando o Diego Franco).

Ainda durante a semana rolam dezenas de palestras, abaixo deixo algumas que considerei interessantes entre toda a programação:

QUARTA
- Google Earth e Google Maps com Marcelo Quintella - espaço Astronomia)
- Blogando para Ensinar com Barbara Dieu (14h - espaço CampusBlog)
- Mostra Mobilefest - Festival 4th Screen de NY (16h30 - espaço CampusBlog)
- Audiência na Internet com Edney Souza (20h - espaço CampusBlog)
- Oficina DJs Red Bull (20h30 - espaço Música)

QUINTA
- Fotografia digital para blogs com Frederico Mendes (13h - espaço CampusBlog)
- Arte em Pixels com Gisele Beiguelman (14h30 - espaço Criatividade)
- Jornalismo e a Nova Economia com Herodoto Barbeiro, Zeca Camargo, PEdro Dória e Paulo Markun (17h - espaço CampusBlog)
- Steven Johnson (20h - espaço CampusBlog)

SEXTA
- Oficina Redes Sociais com Everton Alvarenga (14h - espaço CampusBlog)
- Momento Hacker - Sergio Amadeu, Marcelo Marques, Rodrigo BSDaemon, Ramon e Georgy (17h30- espaço CampusBlog)
- Qual é a dos blogs nas corporações (20h - espaço CampusBlog)

SÁBADO
- Criando a Cidade do Conhecimento 2.0 com Gilson Schwartz (17h - espaço Criatividade)
- Incremente seu Blog com Manoel Lemos (18h - espaço CampusBlog)
- Redes Sociais com Hernani Dimantas e Marcelo Estraviz (22h - espaço CampusBlog)


Posted by ShoZu


Marcadores: ,

drops> Campus Party (1)

Acabei de chegar ao Campus Party 2008. Segue uma foto direto da Bienal.

Marcadores: ,

5.2.08

Estadão volta a usar Blogs como tema de anúncio

Por volta de agosto de 2007 o Estadão fez uma campanha publicitária que gerou polêmica na internet, pois buscava comparar a credibilidade do jornal e dos blogs na internet. A polêmica aparece neste post do blog Brainstorm #9. Abaixo aparece uma das peças da campanha:



Parece que o jornal arrependeu-se pela comparação inapropriada. Agora no início de 2008 o Estadão volta a criar alguns anúncios utilizando o blog como temática. Porém, desta vez, a proposta é justamente agregar valor e buscar leitores para os blogs, no caso, os blogs do próprio Estadão, elaborados por colunistas do jornal.

Marcadores:

30.1.08

Convite para quem prefere #CPARTY ao invés de #BBB8 [UPDATED]

Aqui vai uma oportunidade para quem estiver interessado em passar uma semana acampado na Bienal de São Paulo (11-17/fev), com um link de 5Gb à disposição para cerca de 3000 participantes e ter a chance de participar de diversos workshops e assistir palestras de personalidades como Steven Johnson, ao invés de ficar em casa assistindo Big Brother Brasil 8.

A história é a seguinte: hoje recebi um e-mail informando que eu fui um dos ganhadores de uma promoção que oferecia dois convites gratuitos para participar do Campus Party Brasil. Espero que não seja um e-mail falso, pois dificilmente ganho concursos e promoções...

(no blog da amiga Lucia Freitas, uma das organizadoras da área sobre Blogs no Campus Party, ela comenta que muitos receberam o tal e-mail oferecendo os convites, espero que sejam verdadeiros!)

De qualquer maneira, caso seja verídico, o fato é que ganhei dois convites. Tenho direito a levar um acompanhante. Mas como ainda faço parte da fatia de solteiros da população, resolvi doar o convite extra para um leitor do e-Code.

Quero aproveitar esse momento para prestigiar também os leitores que estão distantes mas mesmo assim pretendem participar do Campus Party Brasil.

Assim sendo, para selecionar o leitor que vai ao Campus Party, resolvi criar uma mecânica muito simples, em que basta cumprir os seguintes passos:

1 - Assine o RSS do blog e prometa tornar-se leitor fiel!

2 - Deixe um comentário neste post indicando seu nome, e-mail e local onde mora, indicando bairro, cidade e estado (não vale mentir!).

O leitor que morar em local mais distante daonde eu estou receberá meu e-mail com as indicações de como efetuar a inscrição gratuita.

A inscrição deve ser efetuada com urgência, por isso, seja rápido pois amanhã mesmo, no final do dia, irei checar todos os comentários e encaminhar o e-mail ao ganhador, informando como realizar o cadastro para o evento. Fique de olho em sua caixa postal!

Lembre-se que você ganhará apenas o ingresso para o evento. Você deverá ter condições financeiras para se locomover até a Bienal de São Paulo e sobreviver por lá por uma semana.

Por fim, para ter mais informações sobre o Campus Party Brasil, clique aqui e veja o site oficial.

[UPDATED] - A seleção já foi realizada. Não publiquei os comentários recebidos por motivo de segurança, já que foram informados e-mail e localização. Por conta disso, terão que acreditar na minha palavra e espero que entendam.

O Andre Metzen, de Vitória (ES), foi quem levou o convite extra. Agora espero que ele consiga de fato efetuar sua inscrição.

Marcadores: , ,


 
Para receber esse blog por e-mail, envie uma mensagem info.ecode@messa.com.br e
escreva "incluir" no campo "assunto" da mensagem. Para cancelar, basta escrever a palavra "excluir".