29.4.08

Bichos nos sucos Mais e Del Valle ?!?! [updated]


No inicio de março/2008 recebi uma daquelas "correntes" enviadas por e-mail que alertava sobre um objeto estranho encontrado dentro da embalagem tetrapack de 1L do suco da marca Mais.

Como não sou consumidor do produto não dei muita atenção, porém achei um tanto estranha a aparência do tal objeto que informavam estar dentro da embalagem. As fotos, eram cerca de 4, impressionavam bastante e o e-mail falava sobre a possibilidade de tratar-se de alguma espécie de bicho.

Agora na última semana do mês recebi mais um e-mail, encaminhado por outra pessoa. Desta vez havia uma longa descrição do "caso", comentando inclusive contatos com o fabricante etc. Mais uma vez havia um objeto dentro da embalagem do suco, mas desta vez era da marca Del Valle.

Tanto a marca Mais quanto Del Valle pertencem atualmente à Coca-Cola do Brasil o que poderia, eventualmente, justificar a mesma falha nos dois produtos.

Mas o que motivou escrever esse post é uma outra possibilidade para essa história: todo o sensacionalismo do e-mail bem como das diversas fotos anexadas me fazem pensar na possibilidade de um "viral" com o objetivo de difamar tais marcas que possuem grande fatia do mercado consumidor.

Ou seja, uma possível ação anônima para diminuir o consumo desse produto e quem sabe abrir espaço para um concorrente indireto, a partir da diminuição do espaço conquistado pela Coca-Cola.

Na internet não encontrei nenhuma informação adicional. Caso tenha algum dado novo e queira colaborar com essa "investigação", deixe seu comentário!

[UPDATED 01/05/08] Recebi ontem uma mensagem da Del Valle dizendo que ainda está analisando o material e que não possui informações adicionais:

-----------------
from: sac.br@delvalle.com.br

Ficamos gratos por ter nos procurado, pois você nos proporcionou a oportunidade de esclarecer o conteúdo da mensagem que nos enviou, referente a um problema ocorrido com o suco Del Valle Soja sabor Laranja.

Assim que conversamos com a consumidora Regina Lavalli Ramos, tomamos todas as providências para recolher o produto e enviá-lo para análise. No momento, a amostra já foi encaminhada para o nosso Departamento de Controle de Qualidade e será analisada junto com amostras do mesmo lote de fabricação. Assim que tivermos o resultado, entraremos em contato com você.

Por enquanto, contando com sua confiança em nossa marca, colocamos nossos serviços à disposição para esclarecer eventuais dúvidas e receber suas opiniões.

Atenciosamente,
Lizzie Taba
Serviço de Atendimento ao Consumidor Del Valle
-----------------



[UPDATED 06/05/08] Hoje a Del Valle enviou para meu e-mail o comunicado que segue abaixo. Mesmo que ainda esteja em aberto o caso do suco Mais! é verídica a existência da reclamação de uma consumidora do suco Del Valle e fica de certa forma descartada a hipótese de algum plano para denegrir a imagem das marcas envolvidas.

-----------------
from: sac.br@delvalle.com.br

Olá, ERIC !
Conforme prometemos no e-mail anterior, estamos enviando o resultado da análise realizada pela Del Valle referente à reclamação divulgada em corrente pela internet. Ficamos gratos por ter nos procurado, pois você nos proporcionou a oportunidade de esclarecer o ocorrido. Segue abaixo a posição oficial da empresa.
Atenciosamente,
SAC Del Valle

ESCLARECIMENTO AO CONSUMIDOR
Todos os produtos da Sucos Del Valle, sem exceção, passam por rigorosos processos de análise de qualidade, o que garante sua liderança absoluta há anos.

Infelizmente, têm circulado em "corrente" na internet textos referentes à reclamação de uma consumidora do Del Valle soja laranja sobre um objeto estranho encontrado no referido produto.

Face à circulação desta notícia e em respeito aos seus milhões de consumidores, a Sucos Del Valle vem informar que o atendimento foi realizado através do SAC (serviço de atendimento ao consumidor) no dia 04/04/2008.

A embalagem recebida da consumidora estava aberta, sem nenhum vestígio de produto, cortada e contendo, aparentemente, um bolor. Análises conduzidas pelos técnicos do laboratório de controle de qualidade da Sucos Del Valle do Brasil constataram que havia, também, um rompimento da solda longitudinal, responsável pelo fechamento das embalagens.

Esse rompimento, possivelmente, foi ocasionado pelo manuseio inadequado da embalagem, durante alguma das etapas do processo de distribuição, onde a embalagem deve ter sofrido impactos maiores do que aqueles que pode suportar, seja no carregamento, descarregamento, distribuição ou no empilhamento, e até mesmo ter sofrido uma queda no ponto de venda. Com a estrutura da embalagem comprometida, há a formação de micro furos que permitem a entrada de ar e, consequentemente, oxigênio e microorganismos que em contato com o produto podem alterar o sabor e o odor e até provocar a formação de bolor. Geralmente, o indício de alteração das qualidades do produto é a embalagem apresentar um leve estufamento.

No caso analisado, o objeto estranho identificado é um bolor possivelmente provocado pelas condições acima mencionadas. O processo produtivo dos Sucos Del Valle é composto por vários filtros (pasteurização e homogeneização) que impedem a presença de qualquer objeto estranho no processo de produção e de envase das embalagens dos produtos.

Portanto, a presença de objetos estranhos nos nossos produtos é totalmente descartada. Assim, a entrada de qualquer objeto só ocorre após o produto ter sido aberto para consumo ou por causa de danificação da embalagem.

A Sucos Del Valle, também, mantém amostras de segurança de todos os lotes produzidos, conhecidas como amostras de referência. Analisando este material do lote em questão, da embalagem entregue pelo consumidor, nada foi identificado com relação às características físico-químicas, microbiológicas e de embalagem.

Esperamos com esses esclarecimentos dar fim aos apontamentos infundados e reforçar que a Sucos Del Valle é uma empresa que prima pela qualidade dos seus produtos e respeita seus consumidores.

São Paulo, 29 de abril de 2008.

Sucos Del Valle do Brasil
-----------------


Segue abaixo outros posts relacionados:
- McDonald´s: rato no sorvete
- Denúncia: supermercado Extra engana consumidor
- Consumidor ganha poder através dos blogs e redes sociais
- O paradigma do blog corporativo



Marcadores: , , ,

17 Comments:

  • Recebi também esse mesmo email, e fiquei estarrecida. Temos que tomar providencias em carater de urgência por no mesmo email, a consumidora relatou que a empresa "Del Valle" sequer tentou justificar o ocorrido.
    Isso é um absurdo!!!!

    By Anonymous Patricia Welber, at 1:14 PM  

  • Nossaaaaaa.
    Que coisa HORRÍVEL.

    Tomara que não seja verdade. Na realidade, acho difícil.
    Nas duas fotos parece bem fácil terem "colocado" os bixos lá...

    By Blogger Nicole, at 10:41 PM  

  • Acabei de receber um email com uma cópia de uma mensagem de resposta da Del Valle para a pessoa que reclamou e encaminhou a embalagem.

    A mensagem cita nomes dos envolvidos e a Del Valle informa que encaminhou o material para análise mas que ainda não há nenhuma outra informação adicional.

    Optei por não publicar esse comentário pois infelizmente a pessoa que mandou o fez em anonimato e por isso fica difícil comprovar a veracidade dessa mensagem, ok?

    By Blogger Eric, at 11:47 PM  

  • Fala eric!

    Tem cara de fake...
    Mas dá um certo receio, bem nojentos os bichos.

    Pra mim lembra aquelas lendas do tipo: os hambúrgueres do mcdonalds são feitos com minhoca, aliás, bem parecido, hehe.

    http://pontodcom.blogspot.com/

    By Blogger Danilo Bianchi Dualiby - DAN, at 11:03 PM  

  • Um amigo não toma mais chá verde da Feel Good porque uma vez ele achou uma espécie de alga dentro da latinha. Depois que ele contou, prefiro tomar chá verde preparado em casa, rs.

    By Anonymous kellyhiga.limao@hotmail.com, at 12:32 PM  

  • Acabei de receber o email referente ao suco Del Valle. Como tento fazer todas as vezes, realizei uma pesguisa na NET. Não encontrei nada de mais. A unica página com algo esclarecedor foi essa. Mas fica o alerta para o manuseio e compra desses produtos. As caixas devem estar em boas condições. Já tive o desprazer de abrir uma dessas caixas (não lembro marca) e o suco está com gosto estranho.

    Celson Coêlho
    www.ebqrecife.blogspot.com

    By Blogger EBQRECIFE, at 6:01 PM  

  • Há 10 anos atrás me ocorreu fato parecido com uma marca (famosa) de frango. Mesmo depois de cozido, congelado no freezer e posteriormente posto para consumo, apareceram "pequenas lagartas" vivas, e mesmo contatado o fabricante deu em pizza: criaram diversas possibilidades fantasmagoricas para justificar o ocorrido.
    Outro caso: ainda hoje disponho de várias caixas de barras de cereais Corpo&Sabor que logo após a compra e aberta uma delas, apareceu o tal "bichinho". Tentamos solução junto aos responsáveis, ficaram de substituir o produto, o que não ocorreu; então estamos aguardando o dia da audiencia na justiça; espero que apereçam. Esses casos parecem mentira somente enquanto acontecem com os outros. Mais uma coisinha: me parece suspeito o própro fabricante fazer as análises; não seria um pouco mais confiável que fosse analisado por uma entidade "independente"? É colocar a raposa para cuidar das galinhas.

    By Anonymous maiarp, at 7:55 PM  

  • Olá, também recebi o e-mail, infelizmente a internet é cheia destas malditas "correntes"... A linguagem alarmante e pouco técnica da suposta nutricionista é muito suspeita... tendo cursado medicina e conhecendo meios de cultura de fungos, vi as imagens e confesso que à primeira vista a tal "pele" ou "bicho" me parece realmente uma bela colônia de fungos, que seria normal se o líquido se contaminasse (embalagem furada???) e permanecesse tempo suficiente na prateleira do mercado. Provavelmente foi erro de transporte ou acondicionamento e/ou reposição do supermercado.

    By Blogger Renato Feio, at 11:04 PM  

  • COM CERTEZA, NÃO COMPRAREI JAMAIS ESSA MARCA. ESSA DEVE SER A DECISÃO DOS CONSUMIDORES, PARA QUE OUTRAR EMPRESAS RESPEITEM O SER HUMANO.

    By Anonymous Anônimo, at 12:56 PM  

  • No comunicado da Del Valle diz que contatou a cliente em 04/04/08. No entanto a consumidora diz em sua reclamação "HOJE É DIA 10/04/08 E ATÉ O MOMENTO NENHUMA EMPRESA HAVIA ME LIGADO OU BUSCADO A CAIXA ..." Muito estranho .....
    Então acredite tbm nas pulhas (boatos, lendas, falsos vírus e meias verdades) publicadas no http://www.quatrocantos.com/LENDAS/index_alfa.htm Procure em ordem alfabética. Não deixa de ser curioso, como estas estórias se propagam e de tempos em tempo, reaparecem, muitas vezes com nomes ou assuntos trocados. Muitas vezes as pulhas são propagadas com apelo emocional colocando pessoas desaparecidas, deficientes, animais, etc...e etc.
    Neste site não encontrei nenhuma referência ao assunto Del Valle .....

    By Anonymous Anônimo, at 8:03 PM  

  • sou tecnico na area de alimentaçao ,ja trabalhei dentro de fabricas por mais de vinte anos, o que eu tenho a dizer sobre o suco mais, que foi uma sabotagem tao grosseira ,que nem a coca-cola teve o trabalho de responder,pois devido ao processo de produçao, contendo farias etapas com filtros ,so com sabotagem mesmo para conseguir tao fracassada fraude.

    By Anonymous mateus, at 4:17 PM  

  • Acho que pra mim pessoa que sai por ai defamando....é coisa de quem naum tem o que fazer.....
    Cada um conhece muito bem o que compra e naum é por causa de uma corrente idiota que a marca vai ser derrotada, pode ser sim uma fralde como tb pode naum sei, mas um pessimo manusszeio de qualquer produto pode tar no que deu....
    Acho que a del vale naum colocaria sucos para vender com bichos sabendo que tem muitas crianças em defezas que bebem, inclusive a minha....acredito na del vale e naum vou deixar de comprar por caiusa de uma corrente....

    By Anonymous Anônimo, at 6:42 PM  

  • Recebí por duas vezes esse e-mail. A primeira vez não acreditei que uma empresa conceituada como a Del Valle tivesse cometido esse deslize. Mas já na 2ª vez examinando bem, me pareceu ser casca de uma laranja. Então pensei que talvez, por alguma falha de equipamento, a casca fora para dentro da caixa. De qualquer forma estou receosa.

    By Anonymous Cristina, at 3:25 PM  

  • Acabou de acontecer comigo,
    com um suco de soja da Yoki Mais Vita sabor pêssego.
    Mandei um e-mail pro SAC que me respondeu pedindo mais dados da compra.

    o objeto é grando e ainda está dentro da embalagem, pra ninguem sair dezendo que eu coloquei ele lá.

    se alguem quiser ver, me mande um email que eu mando as fotos.
    alexbahls@gmail.com

    By Blogger alexbahls, at 4:27 PM  

  • A Unilever Brasil Alimentos foi condenada a pagar R$ 10 mil de indenização, a título de danos morais, por acidente de consumo com produto comercializado pela empresa. A decisão é do desembargador Edson Scisinio Dias, da 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.

    Cléo El Huaieh da Rosa conta que estava tomando um copo do suco Ades quando foi surpreendido por um objeto estranho em sua boca. Ao cuspir, o autor da ação pôde concluir que se tratava, aparentemente, de um peixe.

    By Anonymous Anônimo, at 4:29 PM  

  • Aconteceu comigo hoje, e com a Del Valle Mais de uva (não era de Soja).

    By Blogger Luís, at 9:46 PM  

  • nossa estou muito triste com o sucos de vcs,principalmentes os que vc tem de parceria no mc donalds, antes até que dava pra tomar, mais agora sem condiçoes eles colocam tanta agua no suco que vc nem, sente mais o gosto da fruta parei até de comprar os sucos de vcs de caixa ou de lata trocando por outra marcar, espero que vc avaliem isso

    By Blogger sacana, at 9:26 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home







 
Para receber esse blog por e-mail, envie uma mensagem info.ecode@messa.com.br e
escreva "incluir" no campo "assunto" da mensagem. Para cancelar, basta escrever a palavra "excluir".