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2.5.06

Portais de Networking: a nova onda da internet

A internet também é feita de modismos. Quem acompanhou sua evolução provavelmente já sentiu vontade de criar uma home-page pessoal, participar de chats, listas de discussão, bater papo nos comunicadores instantâneos ou montar um blog.

Essas aplicações que vão surgindo a cada dia, podem também ser utilizadas nos negócios. Algumas empresas já utilizam os comunicadores instantâneos para manter em contato funcionários de diferentes áreas. Sites de e-commerce já possuem sistemas de atendimento on-line que permitem o contato através do chat entre o visitante e um atendente da loja virtual. O sistema do blog é utilizado dentro do site de empresas de desenvolvimento de software para agilizar a publicação de informações sobre novas versões de seu software.

Desta vez a novidade que fará a cabeça dos internautas são os portais de networking. São portais que gerenciam redes de relacionamentos. Ao se cadastrar no portal você preenche um formulário com diversas informações pessoais e depois passa a convidar outras pessoas para participar da sua rede, sejam eles amigos ou colegas de trabalho. Seus dados não estarão disponíveis a qualquer pessoa, mas somente aos seus contatos diretos e à rede de relacionamentos de cada um deles. É uma verdadeira bola de neve.

Ao acessar o sistema pela primeira vez não há nada a fazer além do cadastro pessoal, pois a sua lista de contatos diretos estará vazia. É necessário encontrar alguma pessoa conhecida dentro da rede ou enviar convites para outras pessoas que também deverão cadastrar-se.

Experiência - Para conhecer o sistema fiz meu cadastro em um dos portais de networking e no dia seguinte eu tinha em minha lista de contatos diretos apenas uma pessoa já confirmada, porém minha rede de relacionamentos já possuía mais de 6.100 pessoas espalhadas pelo mundo inteiro. A partir de um único contato foi possível formar uma enorme rede de amigos dos amigos e assim por diante.

Conclusão: esses portais de networking podem ser mais um modismo das comunidades virtuais, mas também podem ter aplicações interessantes nos negócios. Afinal, todo profissional sabe a importância de manter uma boa rede de relacionamentos.

Você pode, por exemplo, montar uma rede de relacionamentos entre seus colegas que atuam na mesma área, cadastrando inclusive seus fornecedores e prestadores de serviço. A partir daí você terá acesso também a rede de relacionamentos de seus colegas, promovendo assim o surgimento de novos negócios para todos os participantes desta comunidade virtual.

O portal Ryse (www.ryze.com) funciona dessa maneira. O serviço foi criado por Adrian Scott (ex-Napster) e hoje possui usuários em mais de 100 países.
Outros portais que possuem essa proposta de rede de relacionamentos empresarial são o Linked In (www.linkedin.com) e o Eacademy (www.ecademy.com).

Social - Há outros diversos portais de networking que não são diretamente relacionados aos negócios. Estes portais são também conhecidos como social networking e oferecem gratuitamente o serviço, dentre eles os mais famosos são o Friendster (www.friendster.com) e o Orkut (www.orkut.com). Há também um portal brasileiro chamado Recomendado (www.recomendado.com.br).

O Orkut foi lançado pelo Google no início do ano e parece que vem ganhando a preferência do usuário brasileiro. Na comunidade do Orkut o Brasil já é o segundo país com maior número de usuários.

Sua proposta é interessante: dentro do portal é possível fazer parte de pequenos grupos que possuem interesses em comum ou criar o seu próprio grupo.

Já existem grupos de interessados em software livre, grupos de investidores do mercado de ações ou aqueles que querem apenas trocar informações sobre os melhores restaurantes de São Paulo.

Diferencial - O Orkut possui ainda um diferencial que o torna mais atrativo: só é possível participar sendo convidado por alguém que já é um usuário do Orkut. Nos Estados Unidos a febre é tão grande que logo após seu lançamento era possível encontrar convites do Orkut à venda por até 10 dólares.



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Éric Eroi Messa:
é professor da Faculdade de Comunicação - Publicidade e Propaganda e do MBA
Profissional - Master em Tecnologia Educacional da FAAP. É sócio-diretor da
High Performance - Marketing Interativo. E-mail: eric.eroi@messa.com.br

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Publicado no Jornal Diário do Comércio, Cad. Informática, pg.: 6, São Paulo:
, 20/04/2004.