artigos - versão html

2.5.06

O sucesso do desenho animado na internet

O programa Flash da Macromedia foi responsável por uma grande revolução na forma como os sites da internet são construídos. Antes do lançamento do Flash, grande parte dos sites eram estáticos, usando poucos recursos de animação. Com o surgimento do software (e a proliferação da banda larga), os novos sites desenvolvidos são cada vez mais dinâmicos e animados, incluindo recursos de áudio e vídeo.

Esse novo contexto tem gerado novas oportunidades para os profissionais da animação gráfica e digital. Excelentes desenhistas, ilustradores e animadores começaram a criar seus trabalhos fazendo uso do Flash. Qualquer profissional desta área diria que o mais importante não é o recurso tecnológico, mas o dom para desenhar e sob esse ponto de vista, os softwares surgem apenas como uma ferramenta para aplicar recursos extras e aprimorar o trabalho deste profissional. Essa afirmação é coerente, porém é importante levantar outro aspecto: os profissionais que passaram a usar o Flash para criar suas animações ganharam também um novo meio de divulgação do seu trabalho: a internet. Publicar os trabalhos na internet permitiu a alguns novos profissionais despontarem no mercado. Muitos começam criando seu próprio site e divulgando-o boca-a-boca entre amigos. Quando o trabalho é bom, só esta ação já cria um grande público em torno do site, como foi o caso do Porteiro Zé (www.porteiroze.com). Hoje o site já possui espaços para anúncios publicitários, além de servir como vitrine para seus autores. Em 2003 o personagem principal do site foi utilizado pela agência de publicidade Age Comunicações em uma campanha para a MTV.

Outro bom exemplo é o site Combo Rangers (www.comborangers.com.br) que hoje já possui uma versão em gibi e bonecos à venda no Submarino (www.submarino.com.br). Criado por Fabio Yabu há menos de cinco anos, o site Combo Rangers permitiu a ele, hoje com 23 anos, montar sua própria produtora de animações.

Também seguem o mesmo caminho os irmãos Ricardo e Rodrigo Piologo através do site Mundo Canibal (www.mundocanibal.com.br). Antes do Mundo Canibal, Ricardo realizava trabalhos em animação 3D e chegou a ganhar o prêmio de “Melhor Computação Gráfica Brasileira” do Festival AnimaMundi de 1999.

A experiência adquirida nos últimos anos estimulou os irmãos a escreverem um dos primeiros livros brasileiros sobre animação digital usando o Flash. Lançado pela editora Axcel Books, o livro Flash Animado foi escrito também em conjunto com Dauton Janota, profissional da área de internet e autor de outro livro que aborda a programação em Actionscript do Flash MX.

Os três autores buscaram escrever um livro que aborda assuntos distintos como animação, design e programação, oferecendo assim subsídios para aqueles que já possuem experiência em desenho e buscam agora aprofundar seus conhecimentos no programa Flash. Através deste livro o leitor descobre como desenhar dentro do Flash, desde a criação dos personagens e do cenário até a elaboração de toda a animação do personagem. Há inclusive um capítulo inteiro dedicado aos formatos de exportação, oferecendo dicas essenciais para a construção de uma animação adequada ao meio onde será exibida, seja a internet, a TV ou mesmo o cinema. Outro capítulo aborda a sonorização da animação, mostrando como sincronizar efeitos sonoros com o desenho animado.

Para complementar o conteúdo do livro, no site da editora (www.axcelbooks.com.br) é possível obter os arquivos fontes de todas as aplicações demonstradas no livro, algumas delas inclusive, utilizadas nas animações do site Mundo Canibal. Os interessados podem comprar o livro em qualquer livraria, ou então através do site dos autores, neste último caso com desconto, no endereço www.mundocanibal.com.br .




Flash Animado – Técnicas Avançadas em Design & Animações
Dauton Janota
Ricardo Piologo
Rodrigo Piologo
Rio de Janeiro: Editora Axcel Books, 1a edição, 2004. 236 pgs.



-------------------------------
Éric Eroi Messa é Professor da Faculdade de Comunicação - Publicidade e Propaganda - FACOM/FAAP e do MBA Profissional - Master em Tecnologia Educacional - CECUR/FAAP. É sócio-diretor da High Performance - Marketing Interativo. E-mail: eric.eroi@messa.com.br


-------------------------------
“O sucesso do desenho animado na internet”, Jornal Diário do Comércio, São Paulo: Diário do Comércio - ACSP, Cad. Informática, pág.: 6, 22/06/2004.